Escolas municipais celebram Dia Mundial do Brincar com atividades recreativas

Brincar de diversas formas, ampliando sua imaginação e criatividade é um dos principais eixos da Educação Infantil

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 28/05/2023 às 09:00
Escolas municipais celebram Dia Mundial do Brincar com atividades recreativas
Crianças do Maternal II, brincando com os bonecos do teatro de fantoches. Foto: Cortesia

Buscando comemorar o Dia Mundial do Brincar, celebrado neste domingo (28), as escolas e creches municipais realizaram uma semana de atividades lúdicas que proporcionaram às crianças se desenvolverem por meio de atividades lúdicas. A iniciativa tem como proposta mobilizar e sensibilizar a sociedade e a comunidade escolar sobre a importância da recreação e a essência da infância.

As brincadeiras foram realizadas entres os dias 22 e 26 de maio, durante a Semana Mundial do Brincar. Na Escola Major Bonifácio, localizada na Gruta de Lourdes, as atividades foram voltadas para músicas brincantes, recreação com palhacinhas, brincadeiras antigas, exposição de brinquedos, contação de histórias e passeio no Marco dos Corais.

Por meio da brincadeira, é possível construir confiança, empatia, otimismo, foco, além de ser uma proposta pedagógica da rede, como pontua a secretária-adjunta da Educação e professora, Emília Caldas.

“A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância, com o tema 'A Natureza do Brincar'. É um convite a toda a sociedade, que reforça o direito da criança ao brincar, sua importância no aprendizado e desenvolvimento infantil, criando oportunidades para que este momento aconteça. O brincar já faz parte da rotina e da proposta pedagógica da Educação Infantil da nossa rede municipal de ensino, pois se trata de um dos direitos da aprendizagem dessa etapa. Uma semana dedicada a essa temática envolve toda a comunidade escolar, convidando também a família a compreender a importância do brincar como um ato de cidadania”, frisou Emília.

Ampliando a criatividade das crianças

Na creche Tobias Granja, localizada no Clima Bom, as práticas focaram nas experiências em que as crianças tiveram contato com a natureza, despertando o interesse pelo meio ambiente e seus benefícios para o desenvolvimento infantil. Os professores levaram os alunos para diversos passeios divertidos, como o do parque sustentável na orla de Maceió.

Já a creche professora Sônia Cavalcanti, no Bom Parto, as atividades foram realizadas no espaço verde da unidade de ensino. As crianças participaram do teatro de fantoches, varal com bolinhas, trabalharam cores e equilíbrio, corrida de saco, equilíbrio de bolinhas com cones, dentre outras brincadeiras que envolveram todas as turmas do berçário ao segundo período.

Maria Sophia Torres, 4 anos, é aluna da creche e contou quais foram as atividades que ela participou. “Brinquei lá na grama, jogamos bola, a gente dançou, pulou, fez amarelinha. Gostei muito de dançar, a minha favorita é da estátua diferente que a tia Val me ensinou”, disse.

Os professores realizam atividades lúdicas regularmente, partindo da ideia das crianças se desenvolverem a partir desses momentos de troca, como explica a vice-diretora, Tatiana Angélica.

"A Semana do Brincar vem intensificar o nosso trabalho porque nós já temos uma prática de atividades lúdicas. Temos um projeto que é Roda de História Coletiva, que acontece uma vez por semana, onde cada professor assume esse momento e as crianças estão juntas, é uma oportunidade que elas têm de estarem todas em contato. Então, nessa semana do brincar nós desenvolvemos as atividades após nossa programação normal. São atividades lúdicas, dinâmicas e onde eles podem, a partir de novos desafios, evoluírem", ressaltou.

A aluna do Maternal II, Maria Cecília, 3 anos, falou quais foram suas brincadeiras favoritas. "Pulei coelhinho na grama e brinquei de mamãe e filha com bonecas”, finalizou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.