Escolas Municipais abrem suas portas aos fins de semana a partir deste sábado (5)

Programa Lugar de Família é na Escola levará comunidade para dentro das unidades escolares com realização de atividades esportivas e de entretenimento

Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Semed 04/02/2022 às 13:30
Escolas Municipais abrem suas portas aos fins de semana a partir deste sábado (5)
Espaços de unidades escolares estarão abertos para receber comunidade. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

A partir deste sábado (5) e domingo (6), a Prefeitura de Maceió passa a abrir as portas das escolas da rede pública municipal de ensino. Das 9h às 16h, nos meses de fevereiro e março, a comunidade escolar poderá desfrutar do espaço para a prática de atividades de lazer e esportes durante o fim de semana. A novidade faz parte do Programa Lugar de Família é na Escola, um compromisso firmado pelo prefeito JHC, que começa a se concretizar.

Ao todo, serão nove escolas participantes, com a oferta de diferentes atividades, que serão selecionadas pela própria comunidade, em interlocução com as unidades de ensino. Para este final de semana, as famílias interessadas podem entrar em contato com o órgão municipal até às 17h de hoje (4).

Como participar

Moradores, lideranças comunitárias e conselheiros tutelares deverão preencher o formulário de atividade disponível neste link e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) através do e-mail familianaescola@semed.maceio.al.gov.br ou através dos telefones (82) 99611-8930 e (82) 9974-7636 (WhatsApp), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O número de vagas será definido de acordo com a capacidade de cada escola da rede municipal de ensino.

Prefeito JHC ressalta importância do programa para a comunidade. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Prefeito JHC ressalta importância do programa para a comunidade. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

“Esse projeto é uma conquista para a comunidade e suas lideranças, que terão agora o espaço escolar aberto para desenvolver suas atividades, com água, energia e espaços cobertos, formando, assim, um momento propício para a criatividade, inclusão e transmissão de conhecimento”, enaltece o prefeito JHC.

O gestor destacou, ainda, o poder de enfrentamento à evasão escolar. “Tenho o sonho de poder ver todos esses trabalhos que estamos desenvolvendo tendo efeito direto na diminuição da evasão escolar. Trabalhamos todos os dias desenvolvendo as melhores políticas públicas educacionais possíveis para a nossa cidade. Tudo isso para, no futuro, possamos ver a nova geração vivendo uma realidade diferente”, afirmou.

Secretário Municipal de Educação, Elder Maia, discute ganhos proporcionados pelo programa. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Secretário Municipal de Educação, Elder Maia, discute ganhos proporcionados pelo programa. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

“É um programa extremamente importante para que a comunidade se integre e abrace as nossas escolas com senso de pertencimento. Afinal, a escola não é um espaço estritamente do aprendizado educacional, é também um lugar de interação, de vivências, trocas culturais, artísticas e esportivas com as famílias e grupos que fazem parte de todo o seu entorno”, enfatizou o secretário municipal de Educação, Elder Maia.

Na primeira fase, participam, no Jacintinho, as Escolas Municipais Lenilto Alves e Eulina Alencar. Na Ponta Grossa, as unidades de ensino Nosso Lar I e Lindolfo Collor. No Vergel do Lago, a Rui Palmeira. No Tabuleiro do Martins, a Escola Natalina Costa. No Poço, a Maria José Carrascosa. Em Cruz das Almas, a Pedro Barbosa Junior. Já em Fernão Velho, a Hermínio Cardoso.

Ampliação do Programa

A partir de março, outras dez escolas serão acrescidas à iniciativa, levando oportunidades de lazer e integração para mais famílias da capital.

“Estamos muito otimistas e esperançosos que o Programa seja abraçado inteiramente pela comunidade e que seja um sucesso pleno, já que Maceió necessita tanto desse tipo de ação para gerar bem-estar e inclusão para as famílias dos nossos estudantes. Essa ação fará a diferença, especialmente, para as comunidades mais carentes”, concluiu.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.