Escolas da rede municipal realizam apresentações em alusão ao Natal

Coral, ações solidárias, apresentações e danças realizadas pelos alunos encantou a todos e relembrou o significado do Natal

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 23/12/2022 às 12:05
Escolas da rede municipal realizam apresentações em alusão ao Natal
Cantata de Natal apresentada pela Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa. Foto: Ascom Semed

Motivados pela energia encantadora do Natal, os coordenadores e diretores da rede municipal de educação realizaram apresentações envolvendo os alunos com coral natalino, ações solidárias e apresentações sobre o verdadeiro significado do Natal. As celebrações ocorreram nas escolas Profª Maria José Carrascosa, Nosso Lar I, Profª Zilka de Oliveira e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Carolina Galina Fontes, ao longo desta semana.

A Cantata de Natal apresentada pela Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, localizada no Reginaldo (Poço), já virou tradição. Na noite da última quinta-feira (22), mais de 300 alunos cantaram e dançaram na 3º edição do evento, que ocorreu no ginásio da unidade escolar e envolveu todo o corpo docente, a comunidade e os familiares dos alunos.

"As expectativas foram as melhores para esse evento. Já virou uma tradição aqui na Carrascosa. A gente abre as portas para a comunidade e ela abraça, se mostra presente. É muito gratificante. A equipe se uniu e passamos dias pensando em tudo. A coordenadora Sayonara tem o dom de organizar esse evento, com músicas e danças. E como disse Diacui (vice-diretora), o evento também foi uma oportunidade de descobrir muitos talentos e o gosto dessas crianças pela música, pela cultura e pelo Natal”, contou a diretora da escola, Mariluce Melo.

A aluna Luiza, 5 anos, falou sobre o que aprendeu com o evento. "Ensaiei muito. Estou gostando muito do Natal! Aprendi que é uma época muito boa e também que dá pra celebrar o espírito natalino", revelou.

Coral da Gratidão

Os estudantes da Escola Municipal Nosso Lar I, na Ponta Grossa, também deram um show com o Coral da Gratidão. Na segunda-feira (19), cerca de 30 alunos estiveram presentes na Secretaria Municipal de Educação (Semed), onde fizeram uma homenagem aos servidores com o propósito de relembrar o verdadeiro significado desta época do ano.

O Coral da Gratidão é uma iniciativa da escola e existe há quatro anos. O projeto surgiu com o desejo de plantar a semente da gratidão nos estudantes. Sendo assim, todo final de ano eles saem em diversas instituições fazendo homenagens àqueles que contribuíram com a escola.

Maria Bianca, 11 anos, revelou o que aprendeu através do Coral da Gratidão. “Eu gosto muito de cantar e aprendi um monte de coisa, como agradecer as pessoas”, disse a aluna.

Natal dos Anjos

Já na escola Profª Zilka de Oliveira, localizada no Tabuleiro, o tema do evento foi Natal dos Anjos, no qual as crianças dançaram, cantaram e se divertiram com roupas natalinas e de anjos na unidade escolar. As apresentações ocorreram nos períodos da manhã e tarde e contou com a casa cheia de alunos e familiares que foram prestigiar esse momento de celebração.

“Trouxemos o verdadeiro sentido do Natal, com os anjos que anunciam o nascimento do senhor. Nunca vi, em todos esses anos, uma festa tão emocionante, tão bonita, as crianças se emocionaram, talvez por esses dois anos parados e foi lindo ver as famílias reunidas”, enfatizou a coordenadora pedagógica da escola, Sandra Mônica.

Sandra reforçou a importância de inserir os alunos com deficiências nessas celebrações. “Os alunos com deficiência e, principalmente, os autistas participaram. A nossa preocupação era que eles não fiquem de fora. Geralmente, as festas têm barulhos, mas dessa vez as famílias vieram e ficamos muito felizes em ver eles participando das apresentações. Só em ver eles inseridos no processo, deixa a gente feliz”, pontuou.

Além dessas celebrações, as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Carolina Galina Fontes, localizado na Cidade Universitária, participaram da 5 ° edição do Natal Solidário na unidade de ensino. O momento teve o objetivo de, junto aos amigos e familiares, compartilhar alegria e esperança desta época do ano, e transmitir esses sentimentos para as crianças do Cmei.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.