Escola promove festival para incentivar participação de alunos na prova Saeb

Redação 22/11/2021 às 13:00
Escola promove festival para incentivar participação de alunos na prova Saeb

Estratégia realizada pela equipe pedagógica da escola busca reduzir a evasão durante a realização da prova

Como forma de incentivar a participação dos alunos e reduzir a evasão durante a realização da Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Escola Municipal Paulo Bandeira, localizada no Benedito Bentes, vai realizar na próxima sexta-feira (26), após a realização do exame, o “Festival de Flau”. O momento busca contemplar os 175 alunos das turmas dos 5º anos da escola que poderão degustar flaus de biscoito, mousse de maracujá, chocolate e frutas.

O momento busca contemplar os 175 alunos das turmas dos 5º anos da escola. Foto: Nathan Araujo / Ascom Semed

A coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Paulo Bandeira, Rosângela de Fátima, diz que a realização do evento acontece como uma forma de incentivar a participação dos alunos na prova Saeb. Ela ressalta ainda que o Festival de Flau é apenas parte do planejamento realizado pela equipe pedagógica da escola desde o início do ano letivo.

“A escola vem realizando estratégias desde o início do ano para a realização da prova Saeb. Através de nossas dinâmicas como a realização do simulado, eles estão saindo para uma nova jornada. Sempre tivemos uma sistemática de trabalho acerca de estratégias como essas, desde o início do ano. A prova Saeb faz com que esse momento seja consolidado”, disse a coordenadora.

A diretora da escola, Cristiane Costa (dir.), explica que o festival conforta o sentimento de ansiedade. Foto: Nathan Araujo / Ascom Semed

A diretora da escola, Cristiane Costa, explica que o festival também foi pensado para confortar o sentimento de ansiedade que as crianças possam ter durante e antes da realização da prova.

“Toda a escola se movimentou para realizar esse evento. Ter um momento agradável após a realização da avaliação é tudo o que os alunos precisam, esse conforto emocional para eles é importante. Com o Festival de Flau, os alunos associarão o momento de prova que geralmente é um momento tenso com algo positivo e prazeroso”, concluiu.

Os alunos se empolgaram bastante com a novidade. Foto: Reprodução

E os alunos se empolgaram bastante com a novidade. A estudante do 5º ano C, Nathalia Gomes tem uma alta expectativa para o Festival de Flau, ela diz que mal pode esperar para participar do momento.

“Estou muito ansiosa e bem animada. Quero experimentar o flau de chocolate e biscoito. O evento foi uma ótima ideia”, disse empolgada a menina.

Nathalia Gomes diz estar muito animada pelo Festival de Flau. Foto: Nathan Araujo / Ascom Semed

Prova Saeb

A prova Saeb teve início na Rede Municipal no mês de novembro é um exame aplicado entre as turmas dos 2º, 5º e 9º ano de todo o país. O exame é responsável por gerar indicadores como o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), responsável por avaliar o desempenho do ensino-aprendizado nas escolas municipais.

Nathan Araujo (estagiário) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.