Escola Paulo Bandeira promove palestra sobre envelhecimento saudável para alunos da Educação de Jovens, adultos e Idosos

Estudantes vão debater desafios da chamada terceira idade

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 28/03/2022 às 08:00
Escola Paulo Bandeira promove palestra sobre envelhecimento saudável para alunos da Educação de Jovens, adultos e Idosos
Palestra será no dia 29 de março na Escola Municipal Paulo Bandeira (Foto: Ascom Semed)

Pensando na autoestima e no bem-estar dos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), a Escola Municipal Paulo Bandeira, no Benedito Bentes, vai promover uma palestra sobre 'Envelhecimento Saudável' com o especialista em gerontologia, Tenildo Lopes, para os estudantes da unidade na próxima terça (29), às 19h30.

A escola conta com 200 alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) que irão acompanhar a palestra. A coordenadora pedagógica da unidade educacional, Edja Amorim, contou como surgiu a ideia de promover a atividade.

“Essa palestra surgiu da necessidade dos nossos alunos de EJAI exprimirem seus anseios, angústias e desafios, diante dessa fase natural da vida, que é a velhice. Então, através de discussões realizadas em sala de aula, nós percebemos a importância de aprofundar nesse tema, do envelhecimento saudável, para que eles tenham esse sentimento de pertença ao grupo”, explicou.

A pedagoga destaca, ainda, que a palestra pretende desmistificar o tema envelhecimento com esses estudantes. 

“Nosso objetivo é mostrar para eles que precisamos envelhecer com qualidade, praticando exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, com pensamentos positivos e uma interação social, pois eles precisam ser idosos ativos. Nossos alunos também precisam desmistificar essa ideia de que quando se está velho, tudo se acaba”, salientou.

Para ela é fundamental que os alunos compreendam que esta fase da vida pode ser vivenciada com atitudes positivas. "É importante que eles vivam essa fase da melhor forma possível. Eles precisam enxergar a velhice com naturalidade, assim como as demais fases da vida, e aceitar as mudanças que ela traz”, concluiu Edja Amorim.  

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.