Escola municipal utiliza cultura popular para resgatar autoestima dos estudantes

Projeto de Pastoril nasceu em 2008 e segue preservado até hoje

Allana Dias (estagiária)/Ascom Semed 29/12/2022 às 15:52
Escola municipal utiliza cultura popular para resgatar autoestima dos estudantes
Pastoril ajuda a melhorar o comportamento e a autoestima dos estudantes. Foto: cortesia

Com o intuito de reduzir a indisciplina e resgatar a autoestima dos estudantes, a Escola Municipal Professora Hévia Valéria Maia Amorim, localizada no conjunto Village Campestre I, na Cidade Universitária, utiliza a cultura popular como ferramenta socioeducativa, ao manter um grupo de Pastoril que está vivo há 15 anos. 

A idealizadora do projeto é a assistente social da unidade escolar, Ana Kátia. Segundo ela, a ideia surgiu em agosto de 2008, quando foi notado que alguns alunos estavam apresentando episódios de indisciplina por motivos diversos, como depressão infantil, baixa autoestima, dentre outros. A partir daí foi criado o grupo de Pastoril: Menino Deus. Para ela, o projeto tem uma importância enorme para os alunos e a comunidade escolar.

“Esses projetos são importantes tanto pelo resgate da cultura alagoana, bem como, para contribuir com a sensação de pertencimento desses alunos, fazendo com que, até mesmo nos ensaios, essas crianças pratiquem a atenção, a colaboração, o respeito ao  outro e as diferenças. E nas apresentações, ao serem aplaudidas, sintam-se valorizadas e aumentem a sua autoestima, contribuindo assim,  para melhoria do bem-estar individual e coletivo também", ressalta.

Katia também enfatiza a melhora na aprendizagem dos alunos que participaram do grupo. "Fazer parte do Pastoril faz com que essas crianças, a partir dos ensaios mesmo, desenvolvam uma atenção maior, espírito de equipe, respeito pelo outro, entender  um pouco a diferença e a diversidade entre as pessoas, cooperação com o grupo e sentimento de pertencimento, dentre outras coisas que colaboram também para redução da indisciplina”, afirmou.

Joyce da Silva, 11 anos, é aluna da escola e participa do Pastoril. Para ela, o grupo tem muita união entre as integrantes. "Eu estou desde pequena, pois eu via muita comunhão entre as meninas que participavam e, por isso, também queria participar. Eu gosto muito pois é um dos símbolos que representa o nascimento de Jesus”, concluiu.

O grupo de Pastoril Menino Deus já realizou inúmeras apresentações durante os 15 anos de existência. Uma das mais recentes foi na Clínica Pediátrica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, no último dia 21 de dezembro.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.