Escola Municipal Pedro Suruagy sensibiliza comunidade com ações sobre o Agosto Lilás

Unidade escolar promoveu dia de atividades como corte de cabelo e barba, limpeza de pele e palestras de conscientização para o combate à violência contra a mulher

Jamerson Soares/Ascom Semed 28/08/2023 às 08:30
Escola Municipal Pedro Suruagy sensibiliza comunidade com ações sobre o Agosto Lilás
Equipes da Escola Pedro Suruagy promoveram momentos de autocuidado e conscientização para a comunidade. Foto: cortesia

A Escola Municipal Pedro Suruagy, localizada no Tabuleiro do Martins, promoveu um dia de sensibilização sobre a campanha Agosto Lilás, com o objetivo de levar orientações e informações à comunidade acerca do combate à violência contra a mulher. Ações como distribuição de panfletos, corte de cabelo e barba, design de sobrancelhas, limpeza de pele e palestras foram realizadas no local.

Durante toda a manhã do último sábado (26), as equipes de serviço social e a direção da escola, em parceria com a Faculdade Raimundo Marinho (FRM), a barbearia Franklin Lima, e a empresa Forever trouxeram momentos de cuidados e informações para o público geral da região. Além da conscientização, o evento também visou estimular a valorização e a autoestima das mulheres.

A participação da comunidade foi intensa nas atividades, que foram executadas por alunos dos cursos de Serviço Social, Enfermagem, e Estética e Cosmética, acompanhados por professores da faculdade.

"A ideia partiu do interesse de todos da escola. Tudo foi direcionado para a comunidade, público geral, e pessoas que passavam na feirinha do Tabuleiro. Por sábado ter um fluxo maior, a gente deixou as portas da escola abertas para chamar a atenção a um tema de suma importância", explicou a assistente social da unidade, Laura Lima, que destacou que as atividades aconteceram também para conscientizar os homens.

Para ela, ver as mulheres da comunidade, que é tão carente, com felicidade no olhar ao realizarem as ações foi gratificante. "Confesso que fiquei muito emocionada em flexibilizar a comunidade sobre um tema muito importante e levar serviços para um lugar que é extremamente carente, além de sensibilizar o público masculino com informação", contou a assistente social.

Durante a programação, houve um bate-papo com a microempreendedora Thaíse Lima. Ela é mãe de três filhas e uma delas estudou na Escola Pedro Suruagy. Thaíse relatou um pouco de sua vivência durante nove anos em um relacionamento abusivo e agressivo com seu ex-marido.

"Sempre gostei de cuidar de mim e isso causava ciúme, até se tornar uma perseguição. Idas e voltas, lua de mel, promessas, até romper e começar tudo de novo. Eu decidi romper, acabar com toda essa violência, quando ele tentou me jogar da escada do primeiro andar onde morávamos. Denunciei na delegacia mais próxima da minha casa e hoje estou livre. Como eu não tinha emprego, decidi montar um negócio: a Barraca da Empoderada", compartilhou a palestrante.

A diretora da escola, Tânia Frazão, avaliou o dia como produtivo. "Foi uma mobilização muito boa, com a participação efetiva da comunidade, onde nós tivemos palestras, até com a mãe de uma aluna. Esperamos ter muitos momentos como esse", concluiu a diretora.

Ao final do evento, foi realizado um sorteio com diversos brindes.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.