Escola Municipal Major Bonifácio Silveira realocada para a Gruta de Lourdes está quase pronta para funcionar em novo prédio

A unidade de ensino funcionava no bairro Bebedouro, região afetada pelos impactos da mineração

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 06/07/2022 às 11:48
Escola Municipal Major Bonifácio Silveira realocada para a Gruta de Lourdes está quase pronta para funcionar em novo prédio
Escola já tem novas mobílias e carteiras. Foto; Cortesia

O novo prédio da Escola Municipal Major Bonifácio Silveira, na Gruta de Lourdes, está quase pronto para receber os alunos e retomar as aulas presenciais após a escola ter sido realocada. A unidade educacional funcionava no bairro do Bebedouro e foi interditada em junho de 2021 pela Defesa Civil Municipal devido aos problemas causados pela mineração na região.

A previsão é que as aulas no novo prédio já comecem a partir do dia 11 de junho, que é quando acaba o recesso escolar na rede municipal. O imóvel passou por reparos e adequações realizados pela Secretaria Municipal de Educação e recebeu novas mobílias e carteiras para poder receber e acolher os estudantes. 

Serão 108 alunos do 1° a 5° ano e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) beneficiados. Para a diretora da escola, Genilda Bezerra, faltam palavras para expressar tamanha felicidade sobre essa conquista.

“É uma sensação de realização mesmo e de uma benção de Deus nas nossas vidas. A gente sabe das dificuldades que a Semed tem, são muitas escolas que precisam de adequações, mas as coisas estão andando e estamos muito felizes", contou.

Mesmo sem prédio desde junho de 2021, a escola continuou funcionando na modalidade remota. Alguns alunos migraram para outras unidades por conta da saída do bairro Bebedouro, mas os 108 alunos que permaneceram vão voltar a estudar na Escola Municipal Major Bonifácio Silvestre em novo prédio.  

“Deixamos as aulas presenciais desde março de 2020 por causa da pandemia. E aí não retornamos em setembro de 2021 porque em junho a Defesa Civil Municipal nos orientou a deixar o prédio por sermos uma das escolas atingidas pelo fenômeno de afundamento do solo. Porém, em abril deste ano foi concretizado o sonho do aluguel do novo prédio”, recordou a diretora escolar.

Após os reparos necessários na estrutura do imóvel, falta apenas os últimos detalhes para a escola iniciar as aulas presenciais. O prédio dispõe de seis salas de aulas, secretaria escolar, salas de direção e coordenação pedagógica, banheiros, piscina, área coberta para recreação e alimentação, cozinha. Além das reformas e instalação de mais salas de aulas e de um campo de futebol.

O ambiente e o interior do prédio já foram apresentados aos pais e responsáveis dos alunos, que também estão ansiosos pelo retorno da Escola Municipal Major Bonifácio Silvestre. “Muitos pais estão comentando que a escola está ficando linda e valeu a pena esperar tanto tempo”, afirmou a diretora escolar Genilda Bezerra. 

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.