Escola Municipal Tradutor João Sampaio é palco de lançamento do Programa Plenarinho
Concurso de redação vai selecionar 27 estudantes para serem vereadores por um dia

Mais de 1.500 alunos da rede pública municipal de ensino podem participar do concurso de redação do programa Plenarinho, lançado oficialmente na última segunda-feira (11), em celebração ao Dia do Estudante.
A iniciativa da Câmara de Vereadores de Maceió, por meio da Escola do Legislativo, é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O programa vai selecionar 27 estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental para assumirem simbolicamente os mandatos de vereadores por um dia.
A seleção dos 27 estudantes será feita por meio de um concurso de redação, com temas ligados à cidadania, política e democracia.
Os vencedores passarão um dia na Câmara Municipal, participando de atividades legislativas simuladas, debates e sessões plenárias.
O lançamento do programa ocorreu na Escola Municipal Tradutor João Sampaio, no bairro Petrópolis, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Chico Filho, do secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, além de outros vereadores, diretores escolares, representantes da Semed, e estudantes que participaram de atividades educativas, como uma exposição de robótica.
O programa Plenarinho tem o objetivo de aproximar os alunos do funcionamento do Poder Legislativo e estimular a formação cidadã. Além das escolas públicas, instituições privadas também podem participar do concurso.
O secretário de Educação de Maceió, Rogério Lima, elogiou o projeto e celebrou o lançamento na data comemorativa.
“Hoje é o Dia do Estudante e também o Dia do Advogado. Como advogado e gestor da Educação, sinto-me honrado em participar de um momento como esse. Estamos felizes com essa parceria, que certamente vai render frutos na formação cidadã dos nossos alunos”, pontou o titular da Semed.
A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Marina Toledo, reforçou o entusiasmo da equipe com a iniciativa. “Esse projeto é uma ponte entre a escola e o parlamento. Os estudantes terão a oportunidade de aprender, na prática, como se constrói a política pública. É uma semente de cidadania que está sendo plantada”, destacou.
Para a diretora da escola, Adriana Firmino, receber o projeto foi um marco importante. “É uma alegria enorme receber a Câmara aqui. Nossos alunos vão entender melhor o papel do vereador e como o Legislativo funciona. Isso amplia os horizontes e quem sabe desperta futuros representantes do povo”, frisou.
Durante a solenidade, o presidente da Câmara destacou a importância da política como instrumento de transformação social e ressaltou a relevância do projeto para fomentar o interesse dos jovens pela vida pública.
“Queremos despertar nos estudantes o entendimento de que o parlamento é o lugar onde se constroem as leis e as decisões que impactam a vida de todos. Nada melhor do que permitir que eles vivenciem isso de perto”, afirmou Chico Filho.
O estudante Vinícius, do 7º ano C da Escola João Sampaio, participou do evento com uma apresentação sobre robótica. Ele apresentou um robô criado por sua turma, destacando como a escola tem investido em projetos inovadores de tecnologia.
“O nosso robô não andava antes. Com ajuda do nosso professor Cidão, agora ele mexe os braços e a cabeça. Foi uma experiência incrível”, comemorou o estudante.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.