Escola Municipal Tradutor João Sampaio é palco de lançamento do Programa Plenarinho

Concurso de redação vai selecionar 27 estudantes para serem vereadores por um dia

Lane Gois (estagiária)/ Ascom Semed 12/08/2025 às 15:21
Escola Municipal Tradutor João Sampaio é palco de lançamento do Programa Plenarinho
Programa Plenarinho é uma parceria entre a Semed e a Câmara de Vereadores de Maceió. Foto: Edivaldo Florêncio/ Ascom Semed

Mais de 1.500 alunos da rede pública municipal de ensino podem participar do concurso de redação do programa Plenarinho, lançado oficialmente na última segunda-feira (11), em celebração ao Dia do Estudante.

A iniciativa da Câmara de Vereadores de Maceió, por meio da Escola do Legislativo, é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O programa vai selecionar 27 estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental para assumirem simbolicamente os mandatos de vereadores por um dia.

A seleção dos 27 estudantes será feita por meio de um concurso de redação, com temas ligados à cidadania, política e democracia.

Os vencedores passarão um dia na Câmara Municipal, participando de atividades legislativas simuladas, debates e sessões plenárias.

O lançamento do programa ocorreu na Escola Municipal Tradutor João Sampaio, no bairro Petrópolis, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Chico Filho, do secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, além de outros vereadores, diretores escolares, representantes da Semed, e estudantes que participaram de atividades educativas, como uma exposição de robótica.

O programa Plenarinho tem o objetivo de aproximar os alunos do funcionamento do Poder Legislativo e estimular a formação cidadã. Além das escolas públicas, instituições privadas também podem participar do concurso.

O secretário de Educação de Maceió, Rogério Lima, elogiou o projeto e celebrou o lançamento na data comemorativa.

“Hoje é o Dia do Estudante e também o Dia do Advogado. Como advogado e gestor da Educação, sinto-me honrado em participar de um momento como esse. Estamos felizes com essa parceria, que certamente vai render frutos na formação cidadã dos nossos alunos”, pontou o titular da Semed.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Marina Toledo, reforçou o entusiasmo da equipe com a iniciativa. “Esse projeto é uma ponte entre a escola e o parlamento. Os estudantes terão a oportunidade de aprender, na prática, como se constrói a política pública. É uma semente de cidadania que está sendo plantada”, destacou.

Para a diretora da escola, Adriana Firmino, receber o projeto foi um marco importante. “É uma alegria enorme receber a Câmara aqui. Nossos alunos vão entender melhor o papel do vereador e como o Legislativo funciona. Isso amplia os horizontes e quem sabe desperta futuros representantes do povo”, frisou.

Durante a solenidade, o presidente da Câmara destacou a importância da política como instrumento de transformação social e ressaltou a relevância do projeto para fomentar o interesse dos jovens pela vida pública.

“Queremos despertar nos estudantes o entendimento de que o parlamento é o lugar onde se constroem as leis e as decisões que impactam a vida de todos. Nada melhor do que permitir que eles vivenciem isso de perto”, afirmou Chico Filho.

O estudante Vinícius, do 7º ano C da Escola João Sampaio, participou do evento com uma apresentação sobre robótica. Ele apresentou um robô criado por sua turma, destacando como a escola tem investido em projetos inovadores de tecnologia.

“O nosso robô não andava antes. Com ajuda do nosso professor Cidão, agora ele mexe os braços e a cabeça. Foi uma experiência incrível”, comemorou o estudante.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.