Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa realiza a I Feira de Profissões

Foram convidados profissionais de diversas áreas para realizar palestras, oficinas e demonstrações aos estudantes dos 8º e 9º anos

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 08/11/2022 às 13:12
Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa realiza a I Feira de Profissões
I Feira de Profissões foi realizada na Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa . Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

A Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa, localizada no Tabuleiro do Martins, promoveu nesta terça-feira (8), a I Feira de Profissões da unidade de ensino. O evento contou com palestras, oficinas, atividades pedagógicas e demonstrações de diversas profissões. A iniciativa teve o objetivo de apresentar profissões que os alunos possam seguir no futuro, com vistas a diminuir a evasão escolar, já que há alunos que deixam de estudar para trabalhar. A ação terá sequência nesta quarta-feira (9).

Foram convidados profissionais da música, das áreas de beleza (unhas, tranças, sobrancelhas e corte de cabelo), costura, grafite, e dança. O evento ocorre no pátio externo da escola e nas salas de aula, pela manhã e pela tarde. A feira foi direcionada para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

A solenidade de abertura contou com as falas da comunidade escolar e de alguns profissionais, além de apresentações culturais. Logo depois os participantes foram distribuídos para diversas salas para realizar as atividades.

Psicóloga escolar Fátima Pereira teve a ideia de realizar a Feira. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Psicóloga escolar Fátima Pereira teve a ideia de realizar a Feira. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

A psicóloga escolar, Fátima Pereira, que desde fevereiro trabalha na escola, ressaltou que teve a ideia da feira depois de ouvir dos próprios estudantes que não tinham perspectiva, não sabiam qual área escolher como profissão.

"A feira foi pensada com o objetivo de apresentar para os alunos a possibilidades de trabalhos que gerassem renda. Que eles não parem de estudar quando terminarem o Ensino Fundamental. Muitos deles param de estudar para trabalhar como ambulantes.

A coordenadora pedagógica da escola, Rita Vasconcelos, revelou que a ação pedagógica foi voltada para profissões que estão próximas da comunidade onde os alunos vivem. "Muitos adolescentes começam a engravidar, a trabalhar e isso faz com que eles saiam da escola. Estamos dando oportunidades para que eles conheçam alternativas melhores de trabalho, mas que não precisem sair da sala de aula", afirmou Rita.

Priscila Virgulino trabalha com nail design (arte em unhas) há cinco anos e participou da Feira. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Priscila Virgulino trabalha com nail design (arte em unhas) há cinco anos e participou da Feira. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Uma das profissionais convidadas foi Priscila Virgulino, nail design (alongamento e decoração de unhas) há cinco anos. Ela tem o próprio estúdio no bairro Santa Lúcia. Priscila comentou que achou a iniciativa maravilhosa porque incentiva os alunos a serem mais autônomos e seguros com o futuro.

"Foi maravilhoso participar da iniciativa, eu amei. É uma forma de estimular as crianças de hoje em dia para que eles tenham um norte depois de terminar a escola. Além de ter um retorno financeiro, eles aprendem diversas oportunidades profissionais que o mundo oferece. A sala estava cheia, fizemos demonstrações e sorteios. Fiquei muito feliz", revelou.

Estudantes da escola Larissa Gabriela e Islane Santos participaram da oficina de nail design. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Estudantes da escola Larissa Gabriela e Islane Santos participaram da oficina de nail design. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

Larissa Gabriela e Islane Santos, ambas de 14 anos, fazem o 8º ano do Ensino Fundamental. Elas participaram da oficina de nail design e contaram que aprenderam bastante sobre a área.

"Foi muito bom. Ela falou sobre a profissão, ensinou como fazer, relatou experiências dela, eu amei. Neste momento em que estou vivendo acho que quero ser trancista", ressaltou Larissa.

Questionada sobre qual profissão escolheria no futuro, Islane disse que apesar de ter se interessado na área das unhas, ela quer outra profissão.

"Eu gostei muito da oficina. A gente foi lá para ver o que estava sendo falado. Ela falou sobre a unha em gel e como trabalhar com isso, sobre folha de cutícula, teve sorteio e tudo. Mesmo eu me interessando em trabalhar com unhas, eu quero ser psicóloga", revelou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.