Escola Municipal Donizette Calheiros promove ações em alusão ao Outubro Rosa

Houve palestra e atividades de autocuidado, como cabeleireiro, manicure e orientações sobre autoexame

Jamerson Soares/Ascom Semed 26/10/2023 às 12:51
Escola Municipal Donizette Calheiros promove ações em alusão ao Outubro Rosa
Palestra contou com a participação da conunidade escolar da unidade. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Professores, pais de alunos e a comunidade escolar da Escola Municipal Professor Donizette Calheiros, localizada no bairro Santa Lúcia participaram, nesta quinta-feira (26), um dia especial com ações alusivas ao Outubro Rosa. A escola promoveu uma palestra com a médica ginecologista Samila Fernandes e ofereceu, em parceria com o Senac Alagoas, serviços de lazer e autocuidado, como cabeleireiro, manicure e orientações sobre o autoexame.

Segundo a vice-diretora da escola, Ana Cristina da Silva, o objetivo principal da ação foi informar, conscientizar e chamar a atenção da comunidade sobre a prevenção do câncer de mama.

“Essa palestra é para todos. Para que a gente possa ter essa consciência e se cuide. O importante é despertar nessas mulheres que devemos nos cuidar e prevenir muitas coisas para viver melhor. E a escola teve essa preocupação com a comunidade e os professores da unidade. Nos preocupamos muito com eles e sabemos que eles são importantes”, disse Ana Cristina.

A médica ginecologista abordou diversos assuntos na palestra, como os fatores de riscos, o que está relacionado também ao histórico familiar, falta de atividade física, importância da boa alimentação, características da doença e os tratamentos, entre outros temas.

"A gente tem que tentar combater essa doença, que muitas vezes mutila e aterroriza muitas mulheres. E para isso acontecer é necessário ter um constante compartilhamento de informações sobre o assunto, principalmente para mulheres de baixa renda e que não têm um fácil acesso a essas ações. A escola é um dos pilares e deve andar sempre junto com a saúde", destacou a médica.

Prestando atenção na palestra estava a técnica em enfermagem e mãe de um aluno da escola, Ana Paula de Andrade. Ela contou que a atividade foi excelente, porque trouxe mais conhecimento e oportunidades para discutir sobre o assunto.

"É um tema muito importante e necessário para a comunidade, principalmente para as mães. A palestra foi maravilhosa. A doutora explicou tudo direitinho, sobre como fazer o autoexame, os direcionamentos e como pedir ajuda. Amei, foi tudo de bom", revelou Ana Paula.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.