Escola municipal cria espaço verde para interagir com alunos e professores

Contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento integral dos sentidos para as crianças da educação infantil

Arthur Vieira (estagiário)/ Ascom Semed 20/05/2022 às 14:39
Escola municipal cria espaço verde para interagir com alunos e professores
Espaço verde criado para recepcionar as crianças e funcionários. Foto: cortesia

Os profissionais da Escola Municipal Luiza Oliveira Suruagy, localizada no bairro Ouro Preto, desenvolveram uma maneira de interação dos alunos com a natureza através do seu espaço interno, que foi totalmente pensado e renovado durante o período pandêmico. O intuito foi construir um espaço mais acolhedor para receber no ambiente escolar os alunos que estavam na modalidade de ensino remoto. Foram utilizados materiais recicláveis como pneus, placas de madeira, palett’s para mudar o ambiente interno da escola.

O artista visual, Anderson Carllos, falou sobre a importância da intervenção artística dentro dos muros da escola.

Materiais recicláveis foram utilizados na montagem do espaço. Foto: cortesia
Materiais recicláveis foram utilizados na montagem do espaço. Foto: cortesia

“Sempre fui apaixonado pela arte. Ela tem a capacidade de nos transportar para lugares incríveis e únicos. A pintura que eu realizei na escola tem o intuito de embelezar o ambiente e complementar o espaço verde que foi criado para recepcionar os alunos e servidores da escola, tranquilizando e otimizando a jornada de estudos”, disse o artista visual.

Artista visual Anderson Carlos é conhecido na comunidade como Gigante. Foto: cortesia
Artista visual Anderson Carlos é conhecido na comunidade como Gigante. Foto: cortesia

O espaço foi totalmente pensando para acolher as crianças e aproximá-las da natureza, criando nos alunos memórias afetivas, que com o passar dos anos, vão incentivá-los a preservar a natureza. O diretor Régis de Souza contou como como a ideia surgiu.

“Nós colocamos em ação esse projeto que já vínhamos pensando desde o início da pandemia. Queríamos humanizar mais os espaços da escola e o ambiente educacional em si, por isso trouxemos uma horta vertical, vasos feitos a partir de materiais recicláveis, plantamos árvores na frente da escola e tivemos a participação de um grande artista local conhecido como Gigante, que personalizou alguns espaços para aumentar a interatividade e a beleza do local”, disse.

Diretor escolar Régis de Souza. Foto: cortesia.
Diretor escolar Régis de Souza. Foto: cortesia.

O diretor destacou, ainda, que o local foi transformado pela arte e pelo incremento da natureza, passando a ser mais acolhedor e prazeroso de se estar, não apenas para os alunos, mas para todos os pais e servidores da escola que ficam encantados e se sentem mais motivados durante a estadia na escola.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.