Escola municipal conclui formação sobre reaproveitamento de alimentos

Ação visa estimular o acompanhamento dos pais no cotidiano escolar dos filhos

Jamerson Soares/Ascom Semed 30/05/2023 às 13:17
Escola municipal conclui formação sobre reaproveitamento de alimentos
Pais e estudantes participaram da formação. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A Escola Municipal Tradutor João Sampaio finalizou, nesta terça-feira (30), o Programa Família e Escola com uma formação sobre o desperdício e reaproveitamento de alimentos, tendo como público específico os pais de estudantes da unidade de ensino.

As atividades são do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e visam estimular a presença e o acompanhamento da família no cotidiano escolar dos filhos. A ação é realizada desde o final de abril deste ano.

A dona de casa Cícera Benedita dos Santos, 70 anos, é a avó de João Vitor, 9 anos, estudante da unidade escolar. Ela contou que criou o neto desde o nascimento e que também se considera a mãe dele. Dona Cícera participou das três ações do programa junto ao seu neto.

“Eu nunca tinha participado de algo assim, só as reuniões comuns que são realizadas. Gostei muito mesmo da ação, não perdi nenhuma e me sinto muito feliz com ele aqui. As professoras são ótimas, se comunicam muito com as mães. É maravilhoso ter a participação das mães na vida dos filhos", afirmou dona Cícera, que ainda comentou que se orgulha do neto.

João Vitor também comemorou a presença da avó e o conhecimento adquirido na formação. "Gostei muito, achei ótimo vocês ensinando. Eu aprendi como é saudável comer frutas. Foi ótimo, foi muito bom ter a presença dela comigo. Se não fosse ela eu não estaria aqui hoje", disse.

Outra mãe que esteve presente foi Vânia Maria dos Santos, dona de casa de 41 anos. Ela tem três filhos na escola e um deles estava junto com ela na ação, o Ivan Jackson, de 10 anos.

"Para mim está sendo ótimo, aprendi bastante coisa. Participei de todas as ações do programa, desde o começo. Espero que tenha mais oportunidades como essa para a gente, isso melhora muito a relação com os nossos filhos e com a escola", contou Vânia.

Cerca de 40 pessoas participaram da formação, que também contou com o reaproveitamento da casca de abacaxi e do arroz para a criação de receitas.

A equipe de manipulação de alimentos da escola promoveu uma apresentação sobre a produção, o reaproveitamento de alimentos, a preparação e os cuidados, como também sobre a insegurança alimentar.

Para Edja Martins, merendeira da escola, o programa foi essencial para fomentar a importância do suporte da família no desenvolvimento nutricional dos estudantes.

"É importante que eles possam trazer receitas boas e baratas, muito nutritivas, para os filhos. É uma ação muito relevante, porque a maioria dos pais é baixa renda, não tem uma renda suficiente para manter a alimentação saudável dos filhos, e quando a gente reaproveita as cascas dos alimentos, que são coisas baratas, acessíveis e muito nutritivas, o desenvolvimento da família fica ainda mais rico", destacou a merendeira.

A diretora escolar Adriana de Lima, afirmou que a unidade educacional atende em torno de 800 estudantes, do 1º ao 9º anos, e também da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Para selecionar os pais, a escola fez um levantamento de quem estava ausente no cotidiano dos filhos e de pais presentes. Ariana contou que após a execução do programa, os pais começaram a entender ainda mais o significado real da escola.

"Os pais começaram a se comprometer muito mais e a entender que esse espaço é de socialização não só para as crianças, mas também para as famílias. Educação é isso, educação é um espaço onde comunidade escolar, juntamente com a escola, vai buscar a melhor qualidade de vida para os estudantes", pontuou.

Programa Dinheiro Direto na Escola

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) foi criado em 1995, pelo Ministério da Educação. O PDDE possui caráter suplementar e consiste na destinação anual de recursos financeiros repassados às entidades participantes, com as finalidades de prover as necessidades das unidades escolares beneficiárias, promover a melhoria na infraestrutura física e pedagógica das escolas, e incentivar a autogestão escolar e o exercício da cidadania, com a participação da comunidade no controle social.

Segundo a coordenadora de Gerenciamento e Organização Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marta Palmeira, mais de de 10 escolas são selecionadas e recebem recursos do programa para executar projetos que tragam a família para dentro da escola.

"Ações que colaborem com o conhecimento da família a respeito de diversos assuntos. Podem ser palestras, formações ou eventos, que ajudem a família a se organizar financeiramente e a entender a importância da alimentação que a escola oferta, que é uma alimentação saudável e balanceada. Agradecemos às escolas por abraçar e fazer com que esse programa cumpra esse papel, que é o de trazer a família para dentro da escola e para ela entender o que é que a escola faz em benefício do seu filho", explicou a coordenadora.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.