Escola Municipal Antídio Vieira realiza 4ª Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade
Atividade teve como foco principal trabalhos voltados para a sustentabilidade, além de temas como inovação tecnológica, reciclagem, proteção dos mares e da laguna

A Escola Municipal Antídio Vieira realizou, na última quarta-feira (8), a 4ª edição da Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, evento que reuniu estudantes e professores em uma mostra de projetos voltados para a conscientização ambiental, a inovação e o desenvolvimento sustentável.
O projeto vem sendo desenvolvido desde o início do ano, sob a coordenação da professora de Ciências Nayane Bezerra, que conduziu o planejamento em parceria com professores de todas as disciplinas.
A proposta tem caráter interdisciplinar e visa estimular nos alunos uma visão crítica e responsável sobre o impacto humano no meio ambiente.
A atividade teve como foco principal trabalhos voltados para a sustentabilidade com temas como inovação tecnológica, reciclagem, proteção dos mares e da laguna, além de reflexões sobre a realidade socioambiental da comunidade local.
A professora e articuladora da escola, Maryanne Acioli, explicou que as turmas trouxeram propostas criativas e discussões importantes acerca da região local.
“As turmas apresentaram ideias inovadoras e debates relevantes para a nossa comunidade, abordando temas como a importância da atividade pesqueira e o reconhecimento do trabalho das marisqueiras.”, afirmou a professora.
Ainda segundo ela, o trabalho foi completo, uma vez que envolveu toda a escola e despertou o olhar dos alunos para a preservação ambiental.
A articuladora destacou ainda, que a escola pretende dar continuidade às ações, com a produção de artigos voltados à sustentabilidade, elaborados pelos alunos em parceria com os professores.
O professor de Geografia da escola, Valdínez Lima, também celebrou o sucesso da iniciativa. “Estamos na culminância da nossa Feira de Ciências. Durante um tempo, os alunos pesquisaram e desenvolveram trabalhos com a temática da educação ambiental, que já é uma tradição da Escola Antídio Vieira. Não apenas em sala de aula, mas também por meio de atividades práticas. E realmente, este ano, os trabalhos superaram as nossas expectativas. Todos os alunos, professores, a coordenação e a direção estão de parabéns pela culminância da feira”, afirmou.
A aluna Ana Beatriz, do 7º ano B, avaliou a experiência de forma positiva. “Achei muito importante a Feira de Ciências, porque a gente aprendeu bastante sobre a laguna e como ela é fonte de renda para os pescadores que vivem dela atualmente”, afirmou.
O estudante Adrian Samuel ressaltou o caráter educativo e reflexivo do projeto. “Participar da feira foi uma experiência incrível, porque nos leva a refletir sobre a necessidade de cuidar do nosso planeta, como da Lagoa Mundaú, onde vivemos. Faz a gente pensar nas nossas atitudes e entender melhor o que são ações sustentáveis”, explicou.
Para Diego Rafael, 17 anos, aluno do 8º ano C, o evento representou uma oportunidade de aprendizado. “Participar da feira foi uma forma de aprender mais sobre sustentabilidade”, afirmou.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.