Escola Maria José Carrascosa recebe ação de arborização e educação ambiental

Redação 14/09/2021 às 16:46
Escola Maria José Carrascosa recebe ação de arborização e educação ambiental

Ação busca promover a importância dos cuidados com o meio ambiente entre as crianças da comunidade

A Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, no Poço, será arborizada na próxima terça-feira (21), em ação de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os estudantes e a comunidade terão a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação do meio ambiente, intervindo de forma a tornar a escola um local mais acolhedor e sustentável.

Escola será contemplada com arborização. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), os técnicos da Educação irão coordenar a iniciativa de plantio, que deixará várias mudas de ipês no interior da escola. Segundo Jane Costa, coordenadora do setor de educação ambiental, as árvores trarão um novo ar para a escola. “Iremos aproveitar o Dia da Árvore, no próximo dia 21, para fazer essa arborização, transformando tudo em uma ação alusiva que contribua para a conscientização dessas crianças”, detalha.

Nos arredores de uma das comunidades mais carentes do município, o Vale do Reginaldo, a escola atende 560 estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além da Educação para Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). De acordo com a diretora, Mariluce dos Santos Melo, a ação de terça-feira é apenas o início de uma ação de médio prazo de conscientização.

Segundo ela, em uma comunidade com tantas carências, a importância do cuidado com o meio ambiente muitas vezes é uma noção distante. “É um trabalho de mudança do pensamento coletivo de toda uma comunidade, que não vai ser concluído com essa ação. Esperamos que essas crianças ajudem a despertar essa consciência ecológica nos adultos, de que todos precisamos fazer a nossa parte”, pontua Mariluce.

As árvores serão plantadas dentro da escola, onde as crianças passam boa parte de seu dia. “Elas vão ver todo esse caminhar dela, esse crescer, e isso ajuda a ensinar que além de plantar precisamos cuidar, fazer a nossa parte para que o ambiente que nós convivemos fique melhor”, afirma Mariluce.

Após o plantio das árvores, a escola também irá ganhar uma horta, onde os estudantes terão maior contato com a terra e aprenderão sobre a importância de uma alimentação mais natural e saudável. A Semed tem mais duas arborizações planejadas em escolas do Rio Novo, parte alta da capital, com datas a serem anunciadas em breve.

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.