Equipe da EJAI faz visita em comunidade de pescadores para firmar projeto de alfabetização
Visita ocorreu na segunda-feira (18) na Colônia de Pescadores Mesquita Braga, no Trapiche da Barra
Uma equipe do setor de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta segunda-feira (18), uma visita de busca ativa para alinhar um projeto de alfabetização na Colônia de Pescadores Mesquita Braga, no Trapiche da Barra, em Maceió.
O projeto faz parte do programa "A Escola Vai Até Você", que também foi criado pela secretaria. Os objetivos dessa ação é desenvolver atividades pedagógicas e realizar aulas para os pescadores e seus filhos que não concluíram o ensino fundamental ou precisam de uma formação para conseguirem algum emprego.
Um levantamento será feito na comunidade próximo à colônia para avaliar quantas pessoas querem se matricular no projeto. Dependendo do quantitativo de pessoas e das necessidades da comunidade, o período de matrícula pode começar na tarde desta segunda. As aulas serão realizadas no próprio local.
Para Marileide Paixão, presidente da colônia dos pescadores há três anos, é a realização de um sonho porque a comunidade a procurava com frequência. Ela acredita que muitos pescadores e suas famílias vão se beneficiar com o projeto.
"Corremos atrás desse projeto e falei para as pessoas que ele viria, mas eles não acreditaram. Agora estou muito feliz porque isso vai ajudar os pescadores e seus filhos, e para mim é uma honra fazer parte dessa formação. Eles precisam muito terminar os estudos", disse Marileide, após celebrar a conquista.
A equipe foi composta pelo coordenador da EJAI, Ricardo Almeida e pela técnica pedagógica, Rejane Bandeira. Segundo Ricardo, a parceria entre a Semed e a Colônia de pescadores vai proporcionar a alfabetização da comunidade e a educação formal.
"Estamos fazendo uma busca ativa dos nossos estudantes. Recebemos uma demanda através da nossa secretaria adjunta Emília Caldas, juntamente com a nossa querida técnica Rejane para fazer esse levantamento dessas pessoas. Assim que for possível a gente vai firmar essa parceria e atender a esses estudantes na própria colônia dos pescadores. O foco será na alfabetização para garantir a certificação dessa comunidade", afirmou o coordenador.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.