Equipe da EJAI faz visita em comunidade de pescadores para firmar projeto de alfabetização

Visita ocorreu na segunda-feira (18) na Colônia de Pescadores Mesquita Braga, no Trapiche da Barra

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 18/07/2022 às 12:27
Equipe da EJAI faz visita em comunidade de pescadores para firmar projeto de alfabetização
Equipe do setor de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) visita Colônia de Pescadores para firmar projeto de alfabetização. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Uma equipe do setor de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta segunda-feira (18), uma visita de busca ativa para alinhar um projeto de alfabetização na Colônia de Pescadores Mesquita Braga, no Trapiche da Barra, em Maceió.

O projeto faz parte do programa "A Escola Vai Até Você", que também foi criado pela secretaria. Os objetivos dessa ação é desenvolver atividades pedagógicas e realizar aulas para os pescadores e seus filhos que não concluíram o ensino fundamental ou precisam de uma formação para conseguirem algum emprego.

Um levantamento será feito na comunidade próximo à colônia para avaliar quantas pessoas querem se matricular no projeto. Dependendo do quantitativo de pessoas e das necessidades da comunidade, o período de matrícula pode começar na tarde desta segunda. As aulas serão realizadas no próprio local.

Presidente da Colônia de Pescadores, Marileide Paixão
Presidente da Colônia de Pescadores, Marileide Paixão

Para Marileide Paixão, presidente da colônia dos pescadores há três anos, é a realização de um sonho porque a comunidade a procurava com frequência. Ela acredita que muitos pescadores e suas famílias vão se beneficiar com o projeto.

"Corremos atrás desse projeto e falei para as pessoas que ele viria, mas eles não acreditaram. Agora estou muito feliz porque isso vai ajudar os pescadores e seus filhos, e para mim é uma honra fazer parte dessa formação. Eles precisam muito terminar os estudos", disse Marileide, após celebrar a conquista.

A equipe foi composta pelo coordenador da EJAI, Ricardo Almeida e pela técnica pedagógica, Rejane Bandeira. Segundo Ricardo, a parceria entre a Semed e a Colônia de pescadores vai proporcionar a alfabetização da comunidade e a educação formal.

"Estamos fazendo uma busca ativa dos nossos estudantes. Recebemos uma demanda através da nossa secretaria adjunta Emília Caldas, juntamente com a nossa querida técnica Rejane para fazer esse levantamento dessas pessoas. Assim que for possível a gente vai firmar essa parceria e atender a esses estudantes na própria colônia dos pescadores. O foco será na alfabetização para garantir a certificação dessa comunidade", afirmou o coordenador.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.