Em São Paulo, secretária Jó Pereira conhece modelos de escolas e creches que podem ser adotados na capital alagoana

Jó Pereira se comprometeu a buscar convênios, em Maceió, para expandir atividades da rede pública de ensino municipal

Alícia Flores/Ascom Semed 24/07/2023 às 19:08
Em São Paulo, secretária Jó Pereira conhece modelos de escolas e creches que podem ser adotados na capital alagoana
Secretária Jó Pereira visita creches em São Paulo. Foto: Ascom Semed

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, realizou uma série de visitas a escolas e creches de São Paulo, que possuem convênios com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), a fim de conhecer a estrutura e o funcionamento delas, estudando a possibilidade de trazer o modelo à rede municipal de ensino da capital alagoana.

Foram quatro unidades visitadas, entre Centros Educacionais Unificados (CEUs), Centros de Educação Infantil (CEIs) e creches: os CEIs Liu Shie Lin e Pitangueiras, o CEU Vila Alpina e a creche Baroneza de Limeira, uma das primeiras do Brasil, fundada há 117 anos.

Durante as visitas, que aconteceram na sexta-feira (21), a titular da Educação de Maceió conheceu os detalhes das parcerias entre as unidades e as Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Acompanhada da diretora Regional de Educação Ipiranga, Marta Malheiros, e de representantes da Secretaria de Educação de São Paulo, Jó conversou sobre assuntos como assistência a crianças especiais, setor pedagógico e detalhes técnicos de funcionamento, e conheceu salas de aula projetadas para integração com o pátio, refeitórios e áreas externas.

“São creches e escolas pensadas para o público infantil, o que faz toda a diferença para que as crianças se sintam mais à vontade e acolhidas. São unidades escolares com tecnologias e métodos que podem ser analisados pelo nosso corpo técnico para aplicação nas escolas de Maceió, provocando os avanços que todos nós, da Semed, desejamos, trazendo resultados na modernização e um acolhimento cada vez mais humanizado no nosso ensino.”, avaliou a secretária.

Atividades extracurriculares

No CEU Vila Alpina, a parceria com o Instituto Baccarelli proporciona aulas extracurriculares de esporte, como ginástica, natação, pilates e yoga. São atendidas crianças de quatro a 14 anos, tanto da unidade de ensino, como da comunidade ao redor.

Jó reforçou seu empenho em buscar parcerias, frente à Secretaria de Educação de Maceió (Semed), para que os alunos da rede pública de ensino da capital sejam contemplados com projetos extracurriculares e interdisciplinares. “Vemos aqui a prova de que o poder público, junto às comunidades, pode promover a diferença na vida de inúmeras famílias. A sala de aula deve ir além dos livros. Como profissionais da Educação, temos o dever de educar nossas crianças para o mundo”, completou.

Brasília

Antes das agendas em São Paulo, Jó Pereira esteve em Brasília, onde obteve o compromisso da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, para a construção de novas creches em Maceió, com recursos do Fundo.

Em seguida, a secretária de Educação esteve na sede da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Ela conheceu a estrutura do colégio CNEC, visando a reativação da Escola Cenecista para a Educação Infantil na capital alagoana e a possibilidade de parceria para oferecer cursos profissionalizantes para alunos da rede pública de ensino de Maceió.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.