Eleição para representantes de turma realça importância da democracia e cidadania na Escola Municipal Paulo Bandeira

O processo eleitoral mobilizou toda a comunidade escolar

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 13/11/2022 às 09:30
Eleição para representantes de turma realça importância da democracia e cidadania na Escola Municipal Paulo Bandeira
Alguns representantes de turma eleitos. Foto: Ascom Semed

A Escola Municipal Paulo Bandeira, do Benedito Bentes, mobilizou a comunidade escolar para a eleição dos representantes de sete turmas dos 5° anos da unidade. Através da atividade pedagógica os alunos aprenderam como funciona o processo eleitoral, bem como a importância da democracia e de exercer a cidadania em todas as esferas.

O projeto durou um mês e contou com diversas atividades voltadas para as eleições de representante e vice-representante dos 5° anos, que somam 175 alunos. A professora idealizadora do trabalho, Rosângela de Fátima, conta como foi a preparação para as eleições.

“Trabalhamos com uma sequência didática com textos informativos sobre cidadania, que falassem da importância de exercê-la e quais os papéis de um cidadão. A partir disso, junto com as professoras, articulamos ideias voltadas para as eleições. Fizemos levantamentos de quais critérios para ser um representante, quais as responsabilidades. E tudo isso foi repassado para os alunos, que foram se identificando e realizaram as inscrições para concorrer aos cargos”, explicou.

Além do envolvimento e do interesse dos alunos, os pais também participaram do processo. Foram 23 alunos que se candidataram e sete eleitos. A campanha ao cargo de representantes aconteceu da forma como preconiza o manual de um processo eleitoral democrático.

“Eles tiveram que fazer o próprio marketing. Em casa eles procuraram meios com a família para fazer os santinhos. O interessante é que os familiares deles abraçaram a ideia. Foram feitos cartazes também, tudo no molde de um sistema eleitoral. O número dos santinhos  foi de acordo com a ordem da lista de chamada”, contou a professora.

Os candidatos fizeram e entregaram propostas que foram analisadas pela professora e corrigida nos aspectos ortográficos e textuais. Também foram realizados debates com os alunos acerca de suas proposições. Para a Rosangela, este foi um dos momentos mais enriquecedores para os estudantes. “Como a gente sempre fala, o aluno é o protagonista do processo, nós somos apenas os instrutores, mas quem executa tudo são eles”, destacou a professora.

Foram confeccionados títulos de eleitor para a votação, que aconteceu no dia 6 de outubro. Para este momento importante e democrático, a escola selecionou mesários e fiscais eleitorais também. 

Sabrynna à direita e o vice dela, Caio. Foto: Cortesia
Sabrynna à direita e o vice dela, Caio. Foto: Cortesia

Sabrynna Vitória, de 11 anos, foi eleita a representante do 5° ano A. A estudante fala da alegria de saber que os colegas de turma confiaram nela. “Fiquei muito emocionada por saber que eles contaram comigo para tudo. Estou dando o meu melhor com o meu parceiro para a gente fazer o melhor para a nossa sala. Conto com todos eles!”, agradeceu a aluna eleita.

Os eleitos pelo corpo estudantil tomaram posse dos cargos no dia 8 de novembro. Os representantes e vices eleitos ganharam um certificado para documentar a posse deles.

Lorrany aprendeu muito sobre democracia, mesmo não ganhando as eleições. Foto: Cortesia
Lorrany aprendeu muito sobre democracia, mesmo não ganhando as eleições. Foto: Cortesia

Em um processo eleitoral democrático sabemos que vence aquele que obteve mais votos. No entanto, não ter sido eleita representante de turma não foi uma derrota para a pequena Maria Lorrany, de 10 anos. “Eu participei do processo e não ganhei. Mas aprendi sobre cidadania, como lidar com pessoas, saber gerenciar as coisas. Minha mãe me apoiou, mas eu que fiz os santinhos sozinha e me engajei bastante. Não ganhei, mas fico feliz pelos meus colegas que ganharam”, pontuou a estudante.

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