Educar é Massa apresenta pratos como a carne de jaca e promove atividades sobre a alimentação escolar
Programação inclui brincadeiras voltadas para a nutrição, avaliação antropométrica e degustação de torta de carne de jaca e brownie
No Educar é Massa, que traz diversas atividades voltadas para a educação, a nutrição escolar marcou presença com uma agenda de atividades voltadas para a alimentação dos estudantes da rede pública de ensino da capital. Foram realizadas degustação de alimentos, jogos didáticos e muito aprendizado sobre a alimentação nas escolas municipais.
As crianças participaram de várias brincadeiras e dinâmicas relacionadas à alimentação escolar, aprendendo de forma lúdica sobre os alimentos e despertando a curiosidade de experimentação.
Em um dos jogos propostos, os alunos percorreram um tabuleiro em equipes, respondendo perguntas sobre alimentos saudáveis como frutas e verduras, no qual as equipes vencedoras ganharam brindes. A aluna da Escola Municipal Rui Palmeira (Vergel do Lago), Lívia Raissa, 11 anos, contou que adorou participar do jogo.
“O jogo é muito legal. Foi legal poder aprender mais sobre as frutas e as verduras. Consegui adivinhar algumas frutas. Me diverti com os meus amigos sem me importar se ia ganhar ou perder”, revelou.
Uma brincadeira que chamou a atenção dos estudantes foi o jogo dos sentidos, no qual as crianças colocaram as mãos dentro de caixas com frutas, pegavam uma delas e adivinhavam o nome pela textura. Teve, ainda, o teatro de fantoches para as crianças, explicando a importância da alimentação saudável.
Uma série de degustações foi promovida no evento, a exemplo de alimentos saborosos e saudáveis, como o brownie de banana e cacau, com creme gelado de manga e inhame e a torta de jaca. Ambas as receitas foram desenvolvidas e pensadas para serem alimentos saudáveis e saborosos e, posteriormente, integrar o cardápio da merenda das escolas municipais.
A merendeira Lidiane Teixeira, da creche municipal José Madlton Vittor, do Benedito Bentes, desenvolveu a receita do Brownie e conta que é muito gratificante realizar a degustação no evento.
“A alimentação escolar é de extrema importância para os nossos alunos.Trazer a receita do concurso para a comunidade escolar e para a população em geral é mostrar para eles como nos preocupamos com a alimentação das nossas crianças, desenvolvendo receitas bem pensadas nutricionalmente, deliciosas e muito saudáveis", afirmou Lidiane.
A torta de carne de jaca também foi um dos destaques, já que passou por um teste de aceitabilidade com as crianças e já será implementada no cardápio da merenda escolar. A aluna Irene dos Santos, 9 anos, da Escola Municipal João Feitosa, disse que gostou muito da torta.
“Achei uma delícia. Eu achei muito bom, parece frango. Todo mundo tem que provar também", indicou.
Além disso, as nutricionistas fizeram a avaliação antropométrica das crianças, medindo peso e altura para verificar o Índice de Massa Corporal (IMC) e avaliar se elas precisarão de acompanhamento nutricional.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.