Educação vai realizar encontros formativos com gestores escolares

Objetivo é discutir questões pedagógicas e administrativas para o fortalecimento das escolas

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 09/05/2022 às 09:00
Educação vai realizar encontros formativos com gestores escolares
Formação dos gestores escolares será no auditório Paulo Freire, na sede da Semed. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) começa, no próximo dia 17 de maio, uma sequência de encontros formativos com gestores escolares, como diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, onde serão abordadas pautas pedagógicas e administrativas.

A formação começa em maio e vai até novembro, cujo calendário foi pensado para atender todas as 142 escolas da rede municipal, como explica a diretora de Gestão Educacional, Tânia Almeida.

“Serão dois momentos em cada mês, no caso, maio, julho, setembro e novembro. Iremos dividir os encontros por regiões administrativas, manhã e tarde, com 70 escolas por dia, para poder atender todas as unidades educacionais”, informa. 

Ao longo dos quatro meses de formação, os gestores vão participar de discussões sobre diversas temáticas de ordem pedagógica e administrativa. No entanto, as pautas para os primeiros encontros, que serão nos dias 17 e 19 de maio, já foram definidos.

Tânia Almeida destacou a importância da formação dos gestores escolares. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed
Tânia Almeida destacou a importância da formação dos gestores escolares. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

“Para este primeiro momento, que será em maio, nós iremos tratar do recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), da recomposição de aprendizagens, da frequência escolar na questão da busca ativa por esses alunos que se distanciaram da escola, além de abordar sobre cuidados com as crianças da Educação Infantil, que precisam de todo o olhar e zelo nesse retorno”, garantiu Tânia Almeida.

Conforme a diretora de Gestão Educacional, esses encontros formativos envolvem diversas coordenações e setores da Semed, que levarão suas pautas específicas.

“Está comprometida a Coordenadoria de Gestão Gerenciamento e Organização Escolar (CGGOE), que trabalha com gestores e conselheiros escolares, nós também vamos envolver as etapas e modalidades, como o Ensino Fundamental, a Educação Infantil e a Educação Especial. Buscamos também conscientizar esses gestores a respeito da importância de participarem de formação continuadas, através da Coordenadoria Geral de Centros e Núcleos (CGCN), além da Coordenadoria Geral de Programas e Projetos Educacionais, que vai trabalhar com a frequência escolar”, desta.

Os encontros serão de suma importância para o desenvolvimento das unidades escolares da rede municipal, além de garantir uma integração entre escola e a gestão. “A formação vai aproximar e fortalecer o trabalho da escola com uma gestão participativa e democrática, onde esse elo entre Semed e escola pode se estreitar”, enfatiza Tânia Almeida. 

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.