Educação terá mais quatro anos de consultoria da Unicef em busca ativa escolar

Em parceria com a Asserte, agência também realizou uma formação para equipe técnica da Semed

Jamerson Soares/Ascom Semed 27/01/2024 às 12:11
Educação terá mais quatro anos de consultoria da Unicef em busca ativa escolar
Formação aconteceu na Uninassau com a participação das equipes da Unicef Brasil e da Semed. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil garantiu, por quatro anos, uma consultoria com orientações e criação de estratégias acerca da busca ativa escolar na rede municipal de ensino de Maceió. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (26) pela equipe da instituição e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Houve também, nesta sexta-feira(26), uma formação continuada com uma equipe multissetorial da Unicef e da Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (Asserte), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, sobre teorias da mudança, com o objetivo principal de unir forças para combater a evasão escolar e criar um plano de ação da busca ativa. A oficina aconteceu em uma das salas da Uninassau, localizada no bairro do Farol.

A secretária Jó Pereira estava presente no local e em sua fala agradeceu a parceria. "Que a gente possa garantir o acesso desses meninos, fazer com que aqueles que estão na nossa rede permaneçam e tenham um apoio da Unicef. Nós contamos com vocês e quero agradecer pelo apoio. Que tenham uma trajetória de sucesso, que a gente possa ampliar e nos fortalecer, não só os indicadores, mas também a vida escolar dessas crianças e desses adolescentes. Agradeço à toda equipe pelo compromisso com a educação", disse Jó.

Para a subsecretária de gestão educacional, Noêmia Pereira, a consultoria por mais quatro anos veio em um momento ideal para fortalecer o sistema educacional de Maceió.

"A Unicef veio com essa formação para melhorar o desempenho dos nossos profissionais da Educação, garantir que os alunos permaneçam nas escolas e para o desenvolvimento da educação do nosso município. Agradecemos todo o apoio do prefeito JHC e da secretária Jó Pereira, que vem a cada dia fortalecendo a gestão da educação em Maceió", destacou a subsecretária.

Também estavam presentes a equipe técnica da Semed, público-alvo da formação. Alguns pontos foram abordados na ocasião como o planejamento estratégico da busca ativa, a intersetorialidade, integração e priorização, diagnóticos das ações em Maceió, entre outros.

"A Unicef veio para apoiar a teoria de mudança em Maceió, e esperamos que em breve cada menina e menino possam voltar para escola, que estejam protegidos, porque já sabemos que as crianças que saem das escolas ingressam precocemente no mundo do trabalho, são vítimas de violência, e demais precariedades. Devemos enxergar cada criança no que precisa e protegê-la, além de garantir o direito à educação", enfatizou a especialista em educação da Unicef Brasil, Verônica Bezerra.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.