Educação: secretária Jó Pereira destaca importância de Conselhos em decisões coletivas

Gestora se reuniu, nesta quarta (31), com membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 31/05/2023 às 13:40
Educação: secretária Jó Pereira destaca importância de Conselhos em decisões coletivas
Plano de Ação do CAE foi apresentado à secretária de Educação de Maceió. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, se reuniu com membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), nesta quarta-feira (31), na sede da pasta, no bairro Cambona. Durante o encontro, os membros do CAE apresentaram o plano de ação da entidade à gestora, que deixou o espaço aberto e destacou a importância dos conselheiros em decisões coletivas, como a descentralização dos recursos voltados à merenda, e no auxílio ao monitoramento e solução das demandas relativas à alimentação escolar.

“Hoje sou gestora de uma pasta que requer decisões colegiadas, mas sempre entendi a importância dos Conselhos como fundamental. Conselho é diálogo, é dar as mãos”, afirmou Jó, sugerindo que o CAE atue mais no controle social, em visitas às associações de agricultura familiar, que fornecem alimentos ‘in natura’ para a merenda escolar, além de acompanhar as entregas dos produtos às unidades escolares.

Durante o encontro também foi discutida a compra de gêneros alimentícios para a merenda da agricultura familiar, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e os conselheiros apontaram algumas demandas da rede pública de ensino municipal, exemplo do número de merendeiras para atender às escolas. A secretária explicou, então, que já está sendo estudada a necessidade da contratação de pessoal e o impacto econômico da medida.

A reunião contou com a presença de membros do CAE (que é formado por representantes do Sinteal, Semed, das merendeiras, pais de alunos e outros integrantes da sociedade civil organizada), além da coordenadora da Alimentação e Nutrição Escolar, Rafaella Pessoa, e do secretário-adjunto, Rafael Amazonas.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.