Educação revitaliza escolas da rede municipal

Redação 23/07/2021 às 11:54
Educação revitaliza escolas da rede municipal

De olho na volta às aulas presenciais, equipamentos receberam manutenções e foram adequados aos protocolos sanitários

Melhorias incluirão todas as escolas da rede. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está trabalhando para garantir a melhor infraestrutura na recepção dos alunos no retorno às aulas presenciais. São serviços de pintura, capinagem, reparos elétricos e substituição de eletroeletrônicos em todas as escolas da rede municipal, além de adequações para cumprir os protocolos de segurança para evitar a disseminação do coronavírus.

Além dos reparos e melhorias, técnicos da pasta também estão visitando os equipamentos para ouvir e listar as demandas da direção escolar. Em algumas escolas, a comunidade já pode ver o resultado das ações da Secretaria. O secretário Elder Maia diz que as medidas de manutenção são parte de um esforço maior para garantir o bem-estar e conforto dos estudantes na volta às aulas.

Instalação de pias sanitárias é um exemplo dos esforços para adequar as escolas aos protocolos sanitários. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

“Existe uma série de iniciativas de controle ambiental, parceria com a Defesa Civil e de transporte escolar que estão em curso para garantir a maior segurança possível. “Isso é só o início de muitas coisas que já estamos fazendo nas escolas da rede municipal”, diz Elder.

Hellyomar Martins, engenheiro do setor de manutenção predial da Semed e responsável pelos reparos nas escolas da rede, diz que o investimento vem satisfazendo os dirigentes escolares e as famílias dos estudantes, e que as medidas são essenciais para o retorno seguro.

Na Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, no Poço, essas melhorias já vieram. Lá, a fachada foi renovada, além de adequações nas pias sanitárias e troca de ventiladores.

Escolas receberam nova pintura. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

Vice-diretora da escola, Diacuí Maria de Lima diz que a visita da engenharia foi minuciosa e que os serviços vêm sendo realizados em um bom ritmo. “Está ficando muito bonito, o pessoal gostou muito da nova fachada e a expectativa para o retorno é bem grande, agora com a escola renovada e melhorada. Todos os dias recebo perguntas dos professores, das mães, estão todos animados”, conta.

Somente na Carrascosa, uma escola que atende 560 estudantes, foram feitos serviços de pintura interna e externa, retirada de infiltrações, limpeza das galerias fluviais, da cisterna e caixas d’água e a troca de partes do telhado. Os ventiladores das salas também foram substituídos por aparelhos mais potentes, para garantir a melhor circulação do ar.

CMEI Maria do Socorro atende 130 crianças e já está com protocolo sanitário alinhado. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

O CMEI Professora Maria do Socorro Tavares Lima da Silva, localizado no Poço, atende 130 crianças e já conta com todas as melhorias. A diretora Soraya Karine diz que a escola se alinhou aos protocolos sanitários e elogiou o diálogo com Secretaria. “A gente sempre está conversando com os setores da Semed, e eles sempre procuram nos atender da melhor maneira, buscando resolver nossas demandas”, pontua.

No total, R$ 2 milhões foram investidos para realizar as melhorias e adequações.

Luan Oliveira (Estagiário)/Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.