Educação recebe técnicas do MEC para discutir e monitorar implantação do Programa Brasil Alfabetizado

Foram realizadas visitas em unidades da EJAI e verificação de seleção de alfabetizadores

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 25/11/2022 às 11:44
Educação recebe técnicas do MEC para discutir e monitorar implantação do Programa Brasil Alfabetizado
Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

Técnicas do Ministério de Educação (MEC) visitaram a rede municipal de ensino de Maceió para monitorar a implantação Programa Brasil Alfabetizado (PBA) na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) nas escolas públicas do município. A inspeção está sendo realizada em alguns municípios alagoanos.

Na quinta-feira (24), as representantes do MEC, Rosimere Rocha e Renata Almeida, participaram de uma reunião com a coordenação da Ejai, onde verificaram algumas documentações sobre o programa na rede, entre outros pontos. Como explica o coordenador do Ejai, Ricardo Almeida.

“Elas vieram fazer monitoramento, verificaram como foram feitas as seleções dos alfabetizadores da rede, como foi feita a busca ativa pelos alunos, quantitativo de turma, onde estão sendo as aulas com objetivo de acompanhar nosso trabalho para que possamos dar continuidade ao que está sendo proposto a nível nacional”, explicou.

Durante a passagem em Maceió, as técnicas do MEC visitaram uma cooperativa de materiais recicláveis, em Jacarecica, onde são ministradas aulas da Ejai. Rosimere Rocha é coordenadora de redes educacionais, da Secretaria de Alfabetização do Ministério de Educação (MEC), e falou como foi a visita.

“A gente visitou uma unidade, onde funciona a cooperativa, e a gente entendeu que houve uma adesão das pessoas nesse espaço, pois é uma das propostas do PBA, que aconteça no território deles. Percebemos que Maceió está caminhando bem, conseguiram se estruturar apesar do tempo pequeno para este ciclo”, afirmou.

A coordenadora de redes educacionais falou ainda da nova fase do Programa Brasil Alfabetizado, que retornou em 2022, após uma pausa em 2016. “Retornamos agora com essa proposta piloto, onde a gente tenta otimizar os recursos, fazer uma formação mais unificada, que desobriga os municípios a fazerem cada um sua própria formação demandando logística interna. Então, a gente tentou fazer um novo formato”, explicou Rosimere.

O Programa Brasil Alfabetizado foi concebido para garantir a alfabetização e possibilidade de estudo para aquelas pessoas que, por algum motivo, encontram dificuldades em acompanhar o regime regular de aulas da EJAI, que é um modelo de ensino formal da educação básica que ocorre dentro das escolas.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.