Educação recebe mudas de plantas e insumos para ação ambiental nas escolas

Ação será realizada inicialmente na Escola Municipal João XXIII e tem o objetivo de sensibilizar os alunos referente ao plantio, cultivo e o cuidado ambiental

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 27/04/2022 às 11:39
Educação recebe mudas de plantas e insumos para ação ambiental nas escolas
Cerca de 20 mudas e 80 kg de insumos foram doados para ações ambientais nas escolas. Foto: cortesia

Cerca de 20 mudas de diferentes tipos de plantas, sementes e 80 kg de adubo foram doados à equipe de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Seas), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nessa terça-feira (26). Com os recebidos, em parceria com o Consórcio DHC, o setor vai realizar uma ação inicialmente na Escola Municipal João XXIII, localizado no bairro do Jacintinho.

A ação faz parte do projeto Plantando nas Escolas, que tem o intuito de sensibilizar os alunos da rede municipal de ensino em relação ao plantio, cultivo e cuidado ambiental nos locais onde estudam, promovendo uma maior qualidade na saúde emocional e física.

Entre as hortaliças e ervas doadas estão o capim-santo, manjericão, orégano, hortelã-pimenta e hortelã de folha larga.

A técnica do Seas, Salete Leite, explica que o projeto tem duração de mais de um ano em Maceió e que o setor ficou responsável pela parte pedagógica, enquanto que a empresa parceira forneceu os insumos para a realização das atividades no ambiente escolar. Para Salete, a ação é enriquecedora e ajuda no desenvolvimento mental do aluno.

"Essa ação é enriquecedora, não só para a aprendizagem, mas para a própria saúde emocional da criança. A gente sabe que o verde descansa a vista, descansa a mente. Esse contato com o verde, esse convívio com a planta, favorece a parte imunológica da criança. O carinho e o prazer que os pequenos têm ao pegar a planta melhora a vida deles. Além disso, ajuda a formar a consciência social e ambiental dos estudantes", disse a técnica.

Técnica pedagógica do SEAS, Salete Leite. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Técnica pedagógica do SEAS, Salete Leite. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Salete conta também que os próprios alunos vão montar as mudas dentro de garrafas pets e pendurar em uma horta vertical, com a ajuda da equipe do setor e de professores da escola. Jogos pedagógicos também serão realizados em sala de aula em relação aos nomes das plantas.

"Tudo isso reverte no chão da sala de aula. É parte da rotina dos alunos fazer essa visitinha na horta, pegar, sentir os cheiros, fazer chás, mas também isso vai ser utilizado pedagogicamente em sala de aula com jogo de palavras referente às nomeações das plantas", enfatizou Salete.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.