Educação realiza primeira pesquisa de campo do Observatório Educacional do Município

Pesquisa levou técnicos-estudantes aos bairros das 143 escolas da Educação para obtenção de dados importantes para a construção de indicadores do Município

Nathan Araujo (estagiário)/Ascom Semed 18/01/2022 às 11:30

Para avaliar a realidade dos estudantes da rede municipal e obter informações para o aprimoramento dos indicadores da Educação, 22 técnicos-estudantes do Observatório Educacional do Município de Maceió (Obem) iniciaram, nesta segunda-feira (17), um levantamento de dados através de questionários nas comunidades escolares de todas as unidades do Município.

Ao todo, são realizadas 40 perguntas para pais e familiares de alunos. Com isso, são obtidos dados extraclasse de aspectos relacionados a saúde, lazer e acesso ao transporte dos alunos às escolas, fatores que podem influenciar indiretamente no aprendizado. A pesquisa é conduzida pelos doutorandos Fillipe Nascimento e Erickson Calheiros e foi solicitada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió.

Equipe de 22 técnicos visitou as regiões administrativas da Educação. Foto: Nathan Araujo/Ascom Semed
Equipe de 22 técnicos visitou as regiões administrativas da Educação. Foto: Nathan Araujo/Ascom Semed

O pesquisador Erikson Calheiros, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é um dos responsáveis na condução da coleta de dados do Observatório Educacional e explica a importância dessa apuração nas comunidades.

“Esses dados ajudarão o Município a desenvolver mais políticas públicas para a melhoria do Índice de Educação Básica (Ideb) e de prováveis indicadores que posssam influência-lo”, afirmou o pesquisador.

Pesquisador falou sobre a importância da obtenção dos dados extraclasse. Foto: Nathan Araujo/Ascom Semed
Pesquisador falou sobre a importância da obtenção dos dados extraclasse. Foto: Nathan Araujo/Ascom Semed

Erikson explica como ocorre o processo da coleta de dados. “Nós temos uma cota por escolas nas regiões administrativas. Essa cota representa um conjunto de escolas que estão naquela região. Através dessa organização, os pesquisadores se dividem em grupos por regiões administrativas e, desta forma, conseguimos, de forma ordenada, captar os dados presencialmente. Essas informações influenciam diretamente no Ideb, por exemplo”, concluiu.

Pesquisadora explicou a realização da pesquisa de campo. Foto: Nathan Araujo/Ascom Semed
Pesquisadora explicou a realização da pesquisa de campo. Foto: Nathan Araujo/Ascom Semed

A pesquisadora-estudante, Rhylari Avelino, é uma dos 22 agentes que estão em campo. Ela explica o trabalho realizado pelos pesquisadores do Obem nas comunidades.

“Porta a porta, montamos uma identificação das intercorrências do que pode influenciar no desenvolvimento educacional de Maceió. Estamos fazendo uma pesquisa que percorre as áreas de todas as 142 escolas da rede municipal, com perguntas de segurança, lazer e saúde, tudo o que envolve e tem influência no desenvolvimento escolar. Indo ao campo, conseguimos ter mais contato com os pais e alunos e ver a realidad da vivência e trajetória deles”, disse Rhylari.

Mãe reconheceu iniciativa da Semed. Foto: Nathan Araujo/Ascom Semed
Mãe reconheceu iniciativa da Semed. Foto: Nathan Araujo/Ascom Semed

A mãe de aluno e residente do bairro do Bebedouro, Marta Cristina, foi uma das primeiras a participar dos questionários propostos. “Acho muito importante, pois, assim, a Prefeitura saberá exatamente o que a população está precisando para se desenvolver melhor”, avaliou a mãe.

Observatório Educacional do Município de Maceió

Inaugurado nos primeiros meses da gestão JHC, o Observatório é um laboratório de pesquisas quantitativas e qualitativas voltadas para a obtenção de dados da Educação Municipal responsáveis pela formulação de indicadores para o desenvolvimento de políticas públicas. Suas pesquisas são conduzidas pelos mestres pela Ufal e doutorandos pela UFPE, Erickson Calheiros e Fillipi Nascimento.

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