Educação realiza planejamento estratégico da rede municipal de ensino para 2023

Nesta terça-feira (10) teve início a primeira das três últimas etapas da elaboração de metas e ações da Educação

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 10/01/2023 às 11:53
Educação realiza planejamento estratégico da rede municipal de ensino para 2023
Planejamento das ações continua nos dias 18 e 19. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Buscando melhorar, cada vez mais, os indicadores educacionais e a qualidade do ensino público, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) iniciou a reta final do planejamento estratégico da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2023. A primeira, das três últimas etapas, foi realizada nesta terça-feira (10). As próximas datas são 17 e 18 de janeiro.

A iniciativa contou com a presença de coordenadores e chefes de setor da Semed, além de uma representante das unidades escolares. Também estiveram presentes o secretário de Educação de Maceió, José Neto, a secretária-adjunta, professora Emília Caldas, o secretário de governança, Rogério Lima, e a diretora de gestão educacional, Tânia Almeida.

Neste primeiro dia foram discutidas as atuais metas e ações alinhadas ao Plano de Ações Articuladas (PAR), ao Plano Municipal de Educação e ao Plano de Governo do Prefeito JHC.

O público também pôde participar da palestra do alagoano, fundador e CEO da Trakto, Paulo Tenório, que falou sobre liderança. Paulo também mostrou o projeto Trakto Educação, além de uma ferramenta desenvolvida para auxiliar os profissionais de Educação na criação de material didático interativo.

Por fim, o CEO da Trakto também apresentou uma pesquisa com dados que foram colhidos in loco nas 144 escolas da rede municipal. A pesquisa traz detalhes da infraestrutura das salas de aula, dos laboratórios de informática, bem como da satisfação dos profissionais da unidades de ensino. O levantamento vai nortear as estratégias da Semed para este ano.

Para o secretário de Educação de Maceió, a palestra do Paulo Tenório vai servir de inspiração, para que os profissionais consigam transformar a educação pública de Maceió.

“É uma quebra de paradigma. É essa transformação de mentalidade que eu queria pra vocês, de pensar ‘vamos mudar a educação de Maceió! Fazer diferente para 2023’. Então, eu quero que vocês façam esse planejamento estratégico com essa mentalidade de transformação, de quebra de paradigmas, de quebra de conceitos”, garantiu José Neto.

Também foram realizadas duas oficinas com o intuito de debater cinco objetivos para a aprovação e definição de metas.

A diretora de gestão educacional apresentou as metas atualizadas do Município e do Plano de Governo do prefeito JHC e como elas podem servir de base para melhorias e avanços na rede pública de ensino de Maceió.

Foram apresentadas metas, tais como, oferecer educação em tempo integral em pelo menos 50% das escolas municipais e em 25% da Educação Infantil, bem como elevar a escolaridade média da população infantil e juvenil. Elevar também a taxa de alfabetização da população jovem, adulta e idosa, entre outras.

A diretora da Escola Municipal Cesar Augusto, que fica no Santos Dumont, foi escolhida para representar as diretoras escolares, na elaboração do planejamento estratégico. Telmirene Gomes destacou a importância de construir o plano de metas e ações da Educação em 2023.

“Me sinto lisonjeada pelo convite e por ser escolhida entre centenas de diretoras. Mas sei como é importante este momento, por estar no chão da escola, onde se vê todos os conflitos e a realidade. E ao melhorarmos a escola, melhoramos também as condições do aluno para que eles se tornem cidadãos com visão crítica”, ressaltou.

A secretária-adjunta de Educação de Maceió abordou os aprendizados e desafios que conduzirão as estratégias para rede municipal de ensino em 2023.

“O que for construído aqui, nesses três dias de planejamento estratégico, não se torne apenas documento de gaveta, que ele realmente direcione nossas ações, para que a gente saiba por onde caminhar. Desde o início da gestão, nós estamos trabalhando em questões urgentes e hoje já conseguimos visualizar onde falhamos. Então, quando a gente faz um planejamento, a gente tem uma visão geral e facilita direcionar nossas ações para onde é necessário”, enfatizou Emília Caldas.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.