Educação realiza pesquisa para combater evasão escolar na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Estudo foi iniciado em três escolas da rede municipal de ensino

João de Oliveira Filho/Ascom Semed 20/05/2022 às 13:59
Educação realiza pesquisa para combater evasão escolar na Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Pesquisa vai identificar causas da evasão escolar na Ejai. Foto: João de Oliveira Filho/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta quinta-feira (19), uma pesquisa com os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O estudo tem o objetivo de compreender, a partir de dados atualizados, a problemática quanto à permanência e os avanços dos estudantes da EJAI na rede municipal de ensino. O levantamento está sendo feito, a princípio, em três escolas da rede municipal de ensino, a João Sampaio (Petrópolis), Suzel Dantas (Tabuleiro do Martins) e Hermínio Cardoso, localizada em Fernão Velho.

Segundo o coordenador geral da EJAI, Ricardo Almeida, a pesquisa vai mensurar os dados referente à qualidade do ensino ofertada na rede municipal de Maceió para os estudantes desta modalidade.

“Temos indicadores de aprovação, reprovação, desistência e transferência dos anos de 2019 e 2021, que nos motivaram aplicar essa pesquisa. Através da escuta ativa dos alunos e professores vamos repensar as políticas públicas de atendimento, rever a proposta curricular que atenda as necessidades e, particularidade de cada escola, ampliando e garantindo a permanência dos alunos da Ejai na rede municipal”, informou o coordenador.

Ricardo acrescentou, ainda, que a pesquisa pretende coletar dados e sistematizar um quadro estatístico real para a melhoria da prática pedagógica nas 46 escolas que ofertam essa modalidade de ensino.

Os alunos da Escola Municipal João Sampaio se mostraram motivados com a pesquisa. Geraldo Rocha tem 66 anos e disse que está feliz em poder contribuir com a pesquisa.

“O que me motiva estudar é poder ler as informações do dia a dia. As placas, os letreiros nos ônibus, porque com a leitura, eu consigo lutar mais pelos meus direitos” desabafou.

Já Maria José da Silva, 55 anos, revelou que a iniciativa terá muita importância para que, futuramente, possam ser realizadas iniciativas que mantenham os estudantes na sala de aula.

Durante toda pesquisa, que seguirá até o próximo dia 7 de junho, os alunos vão responder questões sobre a frequência escolar, temáticas abordadas em sala, motivação por parte da escola, transporte escolar, trabalho, qualidade da merenda, acesso à internet, por exemplo.

“Após a coleta de dados e sistematizado todo o trabalho, a pesquisa será socializada em uma grande seminário com os profissionais envolvidos com a Ejai”, afirmou técnica da Ejai e responsável pela pesquisa, Rosângela Santos da Silva.

Para a diretora da Escola Municipal João Sampaio, Andreia Martins de Menezes Costa, a iniciativa acontece no momento oportuno.

“Eu estou encantada com essa proposta de trabalho, que é uma novidade dentro da Ejai. Essa preocupação em saber de fato o que os alunos pensam, qual a opinião deles sobre a questão da aprendizagem, se nós estamos atendendo realmente as expectativas deles, enquanto estudantes, porque o nosso objetivo enquanto escola é fazer o mapeamento das necessidades dos alunos para podermos atendê-los cada vez melhor”, frisou a diretora escolar.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.