Educação realiza pesquisa para avaliar indicadores de qualidade nas escolas municipais

Questionário on-line será direcionado a estudantes dos anos finais, gestores, professores, funcionários, pais e comunidade escolar

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 05/09/2022 às 12:07
Educação realiza pesquisa para avaliar indicadores de qualidade nas escolas municipais
Equipe da Semed foi até uma das unidades escolares para realizar a pesquisa na quinta-feira (1º). Foto: cortesia

Toda a comunidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental da rede de ensino de Maceió começou a participar da pesquisa "Os Indicadores Educacionais de Qualidade nas Escolas da Rede Pública 2022". A ação tem como objetivo principal coletar materiais e dados que possibilitem a compreensão de fenômenos que se apresentam cotidianamente nas escolas e que podem aproximar a Secretaria Municipal de Educação (Semed) da realidade escolar.

A pesquisa começa oficialmente nesta terça-feira (6), mas já foi pré-iniciada no dia 1º de setembro. Cerca de 20 escolas, mais de 7 mil estudantes e mais de 300 professores vão responder ao questionário on-line, por meio de um QR Code disponibilizado durante as visitas da equipe do setor de Ensino Fundamental da Semed, como também através de um link que será enviado às escolas por e-mail. Esta ação termina no dia 15 deste mês.

Estudantes e comunidade escolar já começaram a participar da pesquisa. Foto: cortesia
Estudantes e comunidade escolar já começaram a participar da pesquisa. Foto: cortesia

Todos podem participar, desde os gestores, professores e estudantes, mães, pais, responsáveis e funcionários das escolas. No questionário há perguntas que avaliam a qualidade da estrutura física da unidade escolar, se já houve discriminação dentro da escola, o ensino e as estratégias pedagógicas na sala de aula, a participação dos pais e da comunidade escolar.

De acordo com a técnica pedagógica do Ensino Fundamental, Lorena Martins, a pesquisa foi criada com base na metodologia de autoavaliação desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O questionário também tem o objetivo de monitorar se os indicadores com as sete dimensões estão sendo praticados nas escolas. Entre as dimensões estão o ambiente educativo, prática pedagógica e avaliação, gestão escolar democrática, acesso e permanência dos estudantes na escola, dentre outros.

Técnica pedagógica Lorena Martins explica aos estudantes como responder o questionário da pesquisa. Foto: cortesia
Técnica pedagógica Lorena Martins explica aos estudantes como responder o questionário da pesquisa. Foto: cortesia

"Com essa pesquisa teremos uma visão holística da comunidade. Vamos ver se tudo que compõe a escola está sendo realizado, se todos estão sendo participativos. A questão da acessibilidade também. Acho importante porque não veremos apenas o desempenho do estudante, mas também outros fatores que influenciam no baixo ou alto rendimento dele na escola", informou Lorena.

Ainda segundo a técnica, após a pesquisa, os dados serão tabulados e os resultados apresentados aos outros setores da secretaria. Ações serão desenvolvidas tendo como referência os resultado do questionário.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.