Educação realiza live em comemoração ao centenário de Paulo Freire

Redação 20/09/2021 às 11:16
Educação realiza live em comemoração ao centenário de Paulo Freire

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta terça-feira (21), às 14h, a live “O legado de Paulo Freire para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos – Ejai”. A programação, que homenageia os cem anos do filósofo, escritor e educador brasileiro, será transmitida pelo canal do YouTube da Semed.

A ação terá a participação da professora emérita da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Tânia Moura, com a mediação da coordenadora da Educação de Adultos da Secretaria, Ana Amélia Vilela.

Evento já está sendo planejado e será transmitido pelo canal do YouTube da Semed. Foto: João de Oliveira Filho/Ascom Semed

Durante o encontro virtual, a coordenadora da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), Ana Amélia, explicou que os participantes irão refletir sobre as contribuições do educador para o ensino da Ejai na rede municipal de ensino de Maceió.

“Esse evento é o primeiro de três momentos de uma série, que nós estamos intitulando de ‘Esperançar 100 anos de Paulo Freire, um educador do povo’. Essa temática tem grande importância para nossa rede, pois o educador deixou marcas profundas com seu compromisso e sua filosofia educacional, sendo referencial para todos nós. Teremos outros momentos no mês de outubro e novembro. Serão momentos para refletir e dialogar sobre as contribuições do legado deixado por Paulo Freire”, reforça Ana Amélia.

Evento será mediado pela coordenadora da Educação de Adultos, Ana Amélia Vilela. Foto: João de Oliveira Filho/Ascom Semed

Para a técnica da coordenadoria da Ejai, Sílvia Costa, ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformá-lo era a constante busca do educador Paulo Freire. Segundo ela, Paulo Freire sempre defendeu a ideia de que educadores e educandos aprendendo mutuamente em um processo com diálogo e trocas.

“Comemorar seu centenário é reafirmar o compromisso com as lutas em favor dos oprimidos. É relembrar o verdadeiro sentido do ser humano. Como educadores e educadoras, temos o dever de desvelar essa realidade, fortalecendo as resistências”, afirma Sílvia.

Paulo Freire

Considerado o patrono da educação brasileira por meio da Lei nº 12.612, Paulo Freire é também uma referência internacional no campo das humanidades, com, pelo menos, 41 títulos de Doutor Honoris Causa concedidos por universidades. Freire nasceu em Recife (PE) em 19 de setembro de 1921.

João de Oliveira Filho / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.