Educação realiza jornada formativa para gestão escolar em Maceió

Redação 16/07/2021 às 11:00
Educação realiza jornada formativa para gestão escolar em Maceió

Formação de gestores da rede municipal de ensino foi um dos aspectos que integraram a Jornada

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) concluiu, nesta quinta-feira, 15, a I Jornada Formativa para Gestão Escolar. O evento online, transmitido pelo canal do YouTube da Secretaria, reuniu diretores, vice-diretores e conselheiros escolares da rede municipal de ensino na discussão de temas importantes, como gerenciamento da rede de ensino, coordenação e atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades de ensino, entre outros.

Durante uma semana, professores, mestres e doutores se revezaram nas lives, com abordagem de temas, como “Educadores se reinventando no universo tecnológico”, apresentado pelo professor doutor Luís Paulo Mercado, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); “O Projeto Político Pedagógico – o eixo norteador das ações da escola”, discutido pela professora doutora Elisângela Leal de Oliveira Mercado; “Estratégias de fortalecimento da gestão”, com o professor doutor Jorge Eduardo de Oliveira; “BNCC e RCM: o trabalho com as orientações curriculares no Projeto Político Pedagógico da Escola”, diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Maria José Alves; e “Gestão democrática: uma prática possível”, com a professora doutora Karla de Oliveira Santos.

Lives buscaram auxiliar diretores e vice-diretores

Maria José Alves explicou que a formação de gestores é uma das dimensões que integram o plano de formação continuada da Diretoria Geral de Ensino da Semed. “E isso é elaborado de forma articulada com as respectivas coordenadorias”, explicou ela.

A coordenadora de Centros e Núcleos da Secretaria, Vera Pontes, as estratégias para o fortalecimento da gestão escolar são essenciais. “Por isso as discussões tiveram como finalidade promover o debate sobre a gestão escolar, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao papel do gestor das unidades de ensino de nossa rede, bem como aprofundar as questões relativas ao desempenho e responsabilidade que permeiam as diversas funções dos conselheiros escolares”, justificou

Estratégias no fortalecimento da gestão escolar foram assuntos abordados em lives

João de Oliveira Filho /Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.