Educação realiza homenagem aos pais da rede municipal de ensino

Conheça a história de profissionais da Semed que dedicam suas vidas aos filhos e ao trabalho

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 14/08/2022 às 09:00
Educação realiza homenagem aos pais da rede municipal de ensino
Educação homenageia servidores da Semed que são pais. Foto: Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) homenageia os pais que trabalham na rede municipal de ensino, neste domingo (14), em que é celebrado o Dia dos Pais. Ao apresentar relatos de familiares e estudantes, vamos mostrar algumas histórias de vida destes servidores que são pais e professores.

Graduado em Educação artística pelo Centro Universitário CESMAC em 1991, o professor Emanuel Tenório, possui especialização em Ciências Humanas, especialização em administração educacional e Mestrado profissional em Design.

O professor Emanuel Tenório durante o período pandêmico, onde as aulas eram feitas de forma remota, utilizou da sua experiência obtida com seu mestrado sobre “O uso do celular como ferramenta de otimização do engajamento do aluno”, para ministrar um curso de formação gratuito para mais de mil professores de todo o país, ensinando de forma prática e didática como repassar o conhecimento aos alunos através das ferramentas de tecnologia da educação que foram disponibilizadas.

Professor Emanuel Tenório com o filho de uma aluna do EJAI para que ela pudesse assistir a aula. Foto: arquivo pessoal
Professor Emanuel Tenório com o filho de uma aluna do EJAI para que ela pudesse assistir a aula. Foto: arquivo pessoal

“Fiz o maior levantamento do estado, um dos maiores do país, sobre tecnologia em sala de aula, com alunos do Hévia Valeria, Jaime de Miranda e outras escolas com mais de 800 alunos. Isso é muito interessante, pois neste trabalho traçamos um perfil dos alunos e dos professores que utilizam a tecnologia em sala de aula, um tema bastante atual”, ressaltou.

Foi através dessa experiência com a tecnologia que o professor conseguiu formar mais de mil professores por todo o Brasil.

Professor Emanuel Tenório em estúdio improvisado em casa para dar aulas. Foto: arquivo pessoal
Professor Emanuel Tenório em estúdio improvisado em casa para dar aulas. Foto: arquivo pessoal

“Durante a pandemia os professores começaram o trabalho remoto e não possuíam nenhuma orientação sobre tecnologia. Mais de mil professores participaram de uma formação que eu ofertei gratuitamente. Diversas ferramentas eram novas para esses professores, algumas vezes fui até a casa de alguns para ajudá-los pessoalmente, mas sempre devidamente protegido contra o vírus”, completou.

Porém além de um professor com diversas formações, Emanuel Tenório é um pai amoroso para seus filhos e para os diversos alunos que já teve durante todo o seu tempo na educação.

Sua esposa, Andréia Tenório, contou como o professor é como um pai para seus alunos. Ela falou, ainda, da importância dele na criação dos filhos.

“Uma palavra que resume o Tenório como pai é presença. Ele busca sempre estar presente em todos os momentos, festinhas da escola, quando nossos filhos adoecem. Ele ama brincar com os meninos quando chega do trabalho. O instinto paterno está presente nele em todos os detalhes”, disse.

“Em 2020, nosso filho Emanuel estava no processo de aprender a ler, porém com as aulas remotas, o aprendizado era bem mais complicado. Tenório tirava um tempinho e se sentava ao lado dele para ajudá-lo, quando voltaram as aulas presenciais, surpreendeu a todas as professoras. Nossa caçula Ângela está seguindo o mesmo caminho de uma aprendizagem efetiva, com isso dá pra ver a importância da presença dele na vida dos nossos filhos”, contou.

Rita de Cássia com seus 45 anos de idade é aluna da modalidade de Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e teve o prazer de ter Emanuel Tenório como seu professor. Rita conta como é importante a presença do professor Tenório nas aulas.

“Quando é dia de aula com o professor Tenório toda turma se alegra. Ele é um professor e uma pessoa incrível. Eu vejo ele como um homem e um pai exemplar. Ele sente a necessidade de falar a coisa certa na hora certa, em momentos que mais precisamos, tanto quanto aluno quanto como pessoa”, destacou.

Rita de Cássia, 45 anos, aluna do professor Tenório no EJAI. Foto: arquivo pessoal
Rita de Cássia, 45 anos, aluna do professor Tenório no EJAI. Foto: arquivo pessoal

“Ele passa uma alegria e verdade em tudo que fala e ensina, ele nos ensina tanto sobre a educação na questão escolar, quanto a educação de casa que muitos não tiveram a oportunidade de receber dos pais”, revelou.

Jadson Santos Silva faz parte da Semed há 14 anos. O professor é técnico da Coordenadoria Geral de Planejamentos da Semed, sociólogo e pai.

Trabalhou em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) com crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos. Lá pôde exercer duas funções muito importantes para as crianças em situação de vulnerabilidade social que eram atendidas pelo programa, o papel de professor e de pai.

Jadson Santos Silva trabalha no setor de planejamento da Semed. Foto: arquivo pessoal
Jadson Santos Silva trabalha no setor de planejamento da Semed. Foto: arquivo pessoal

"No tempo que passei lá trabalhando, diretamente, com essas crianças e adolescentes foi muito gratificante, um aprendizado muito rico. A maior parte dessas crianças eram alunas da rede municipal de educação e com isso, eu como sociólogo, observei como esses fatores atrapalhavam o desenvolvimento das crianças em sala de aula”, frisou.

Jadson durante sua jornada na Coordenadoria Geral de Planejamentos da Semed teve a oportunidade de acompanhar o surgimento de diversos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e foi em um desses centros, especificamente o CMEI Professora Sônia Maria Souza Cavalcanti, que uma das suas filhas, Anne Sophia, 9 anos já estudou e outra ainda estuda, a mais nova, Ilana Liz, 5 anos.

"Hoje sou conselheiro municipal, representando o segmento pais. Com isso, eu posso dizer que todos esses fatores foram essenciais no processo educacional das minhas filhas. Todo desenvolvimento intelectual, cognitivo para aprendizagem e na parte de socialização. A qualidade que perpassa pela merenda, especialmente pela equipe técnica de gestores e professores, faz a diferença na educação de muitas crianças, incluindo minhas duas princesas”, enfatizou.

Hoje é considerado dia dos pais
Mais para mim todos os dias é seu dia
Dia do pai trabalhador
Dia do pai honesto
Dia do pai feliz
Dia do pai amoroso
Dia do pai jogador
Dia do pai alegre
Dia do pai lutador
Dia do pai que sempre busca seus objetivos
Dia do pai conselheiro
Dia do pai chorão
Dia do pai gaiato
Enfim, dia do pai que nunca me deixou na mão
Que nunca deixou me faltar nada
Por isso, meu pai que eu reconheço o seu esforço e
Nesse dia considerado seu venho aqui te agradecer
Por tudo que você fez por mim, obrigado de coração.
FELIZ DIA DOS PAIS…

(Poesia de Alyatan)

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.