Educação realiza formação continuada presencial com professores da rede de ensino

Intuito é trabalhar dificuldades encontradas e criar estratégias pedagógicas de alfabetização

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 12/09/2022 às 12:04
Educação realiza formação continuada presencial com professores da rede de ensino
Professores passam por formação continuada anualmente dentro do programa Alfabetiza Maceió. Foto: Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió vai retomar os encontros de forma presencial pela primeira vez, após um período de formações on-line, nesta segunda-feira (12). A formação continuada faz parte do programa Alfabetiza Maceió e será realizada na Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), no bairro Tabuleiro do Martins.

Os encontros para a formação ocorrem anualmente com o objetivo de trabalhar as dificuldades dos profissionais de educação e dos estudantes baseadas em mapeamentos e análises da Semed. Além disso, são realizadas discussões entre os professores sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula, criação de ações que estimulem a alfabetização, o letramento, vocabulário, leitura, fluência e produção de texto.

As atividades de formação serão realizadas até quarta (14) com professores e gestores das escolas municipais do 1º ao 5º ano. Haverá dois momentos durante os dias de ação com dinâmicas e consultoria com os formadores da Lyceum Consultoria, parceira da Semed, além de discussões com os formadores da própria secretaria.

De acordo com Matilde Sarmento, uma das formadoras de Língua Portuguesa, serão trabalhados os fundamentos teóricos e práticas educativas com a finalidade de dar suporte aos estudantes.

"Trabalhamos desde a fundamentação teórica e reflexões sobre as práticas dos professores às dinâmicas educacionais. Têm várias linhas de trabalho de ação dentro desse programa. Vamos trabalhar com os estudantes que estão nesse processo de alfabetização e letramento, as dificuldades que esses estudantes estão passando na sala de aula", disse Matilde.

A formadora também contou que é defensora da formação continuada e que é através desses encontros que muitos resultados positivos estão sendo alcançados.

"Eu sou resultado dessa formação. O bom é que estamos sempre refletindo sobre nossas práticas. Refletimos sobre o uso do livro didático, como também a troca de experiências entre os professores. Nosso objetivo principal é fazer com que as crianças e os adolescentes aprendam e sejam alfabetizados cada vez mais no tempo certo", concluiu.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.