Educação realiza formação com novos colaboradores para o projeto Conquista Maceió

Iniciativa vai investir na recomposição da aprendizagem dos estudantes

Jamerson Soares/Ascom Semed 31/03/2023 às 16:20
Educação realiza formação com novos colaboradores para o projeto Conquista Maceió
Participantes do projeto serão direcionados às escolas municipais para atuarem no Conquista Maceió. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com o Instituto Alicerce, contratou colaboradores para participar do projeto Conquista Maceió e dar ainda mais suporte aos estudantes da rede pública municipal de ensino. O encontro para a ação formativa ocorreu, nesta sexta-feira (31), no auditório Paulo Freire, na sede da pasta.

O projeto Conquista Maceió tem o objetivo de reforçar os estudos nos contraturnos das escolas municipais, a fim de promover o avanço do desempenho escolar dos alunos no ensino regular, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo, 91 unidades escolares são contempladas com a iniciativa, com o auxílio de toda a comunidade escolar.

Segundo a coordenadora do Centro de Formação da Semed, Regina Buarque, este foi o primeiro contato com os novos colaboradores para eles entenderem como funciona as diretrizes da rede pública municipal de ensino, os principais órgãos e setores, a estrutura, os objetivos dos programas e ações, o público das escolas, entre outros temas.

"A gente também vai ficar acompanhando esse processo e tendo sempre um alinhamento com o instituto, com a finalidade maior de seguir as políticas de ensino, aprendizagem e formação. E este encontro se dá na perspectiva de melhorar os nossos índices no processo de recomposição, porque muitos alunos perderam bastante coisa durante a pandemia. Estamos esperançosos com essa parceria", destacou Regina Buarque.

Para a coordenadora do setor de Ensino Fundamental, Juliane Medeiros, essa nova estratégia deve reforçar o que já vem sendo executado pela Semed, ou seja, estimular a motivação do aluno pelos estudos para combater a evasão escolar.

"A gente está em ano de IDEB, então vamos trabalhar a recomposição na aprendizagem regular desses estudantes. A nossa esperança é que os meninos que têm dificuldade na aprendizagem, possam participar desse movimento e avançar. Vamos acompanhar e avaliar todo o processo para que possam ter melhores aprendizados", enfatizou a coordenadora.

O Instituto Alicerce é uma organização sem fins lucrativos que trabalha no contraturno escolar com foco na recuperação de defasagens escolares das redes de ensino. Para serem selecionados, os jovens colaboradores tiveram que passar por um rigoroso processo, com prova, avaliação de currículos, de experiências e demais testes.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.