Educação realiza entrega de certificados da formação em libras para técnicos da rede municipal de ensino

Objetivo da capacitação foi preparar os técnicos para a receber a comunidade surda com empatia e respeito

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 01/12/2022 às 16:48
Educação realiza entrega de certificados da formação em libras para técnicos da rede municipal de ensino
Alunos e formadores do curso de Libras. Foto: Natália Luiza/Ascom Semed

No ano em que se completa 20 anos da Lei de Libras (Lei nº. 10.436/2002), a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) firma mais uma vez  o compromisso com a inclusão na rede pública municipal de ensino. Com base nesses princípios foi promovida uma formação em Libras para os técnicos pedagógicos. A capacitação teve início dia 29 de agosto, no Auditório Paulo Freire, na sede da pasta, sendo concluída nesta quinta-feira (1º).

O objetivo do curso foi preparar os técnicos para a receber a comunidade surda, cumprindo a base legal da Lei de Acessibilidade e a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A formação teve carga horária de 40 horas, sendo exclusiva para a equipe da Semed.

Presente na entrega dos certificados, o secretário de Educação de Maceió, José Neto, pontuou a importância do aprendizado da linguagem de sinais. "Reforçamos o compromisso de promover uma formação intermediária em libras para a equipe Semed", ressaltou.

Com auxílio de um intérprete de libras, o professor e formador do curso de Libras, Ítalo Mafra, enfatizou a importância do aprendizado da língua de sinais voltado para os servidores da sede da Semed.

“É um motivo de muita alegria e orgulho de ver a turma de servidores e estagiários da Semed se formando neste curso que tem como tema algo tão importante, a linguagem de sinais. Para mim, como pessoa surda, é um direito essencial me comunicar com as pessoas e com essas formações. Diversos integrantes da Semed agora também são falantes da língua de sinais", concluiu o professor.

O reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão beneficia cerca de 10,7 milhões de pessoas surdas no país.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.