Educação realiza encerramento do projeto Resgate a infância 2022

O projeto é fruto da parceria entre o MPT e a Educação desde 2018

Allana Dias (estagiária) / Ascom Semed 29/11/2022 às 13:09
Educação realiza encerramento do projeto Resgate a infância 2022
Premiação do projeto Resgate a infância 2022/ Foto: Julita Bittencourt/estagiária semed

Nesta terça-feira (29) a Secretaria Municipal de Educação realizou, no auditório Paulo Freire, a premiação dos trabalhos realizados durante o projeto Resgate a Infância, uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Secretaria Municipal de Educação.

O projeto tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de combater o trabalho infantil por meio de trabalhos artísticos. Participaram da iniciativa alunos dos 4°, 5°,6° e 7° anos com produções de contos, poemas, músicas e desenhos. Segundo a Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Virgínia Ferreira, o trabalho é gratificante.

Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Virgínia Ferreira. Foto: Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed
Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Virgínia Ferreira. Foto: Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

“É muito gratificante a gente ver o quanto essas crianças se envolvem e a capacidade que eles têm de fazer essas atividades. Eles nos surpreendem, com muita criatividade, com muito entusiasmo e é uma alegria muito grande para o Ministério do Trabalho participar e estar nas escolas discutindo esse tema que é muito importante”, afirmou. 

Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cláudia Soares. Foto: Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed
Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cláudia Soares. Foto: Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

Também esteve presente no evento, a procuradora Cláudia Soares, que ressaltou a importância de uma rede engajada. “Quando a equipe está realmente envolvida em realizar o projeto o resultado vem, como veio em 2018 e este ano veio novamente", disse.

Secretário Municipal de Educação, José Neto.  Foto: Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed
Secretário Municipal de Educação, José Neto. Foto: Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

Para o secretário de Educação parcerias como essa vem para fortalecer a comunidade escolar. “Juntar essas duas temáticas, a educação como um todo e o combate ao trabalho infantil só engrandece ainda mais a nossa parceria. É um desafio enorme, mas é também uma busca pela melhoria cada dia mais”, frisou.

Tyciane Melo, coordenadora do CAICA, relembrou o percurso para chegar até os trabalhos finalizados. "O projeto iniciou no mês de março, com 40 escolas, mostramos os trabalhos exitosos dos anos anteriores. Neste ano tivemos barreiras e no total conseguimos que 15 escolas enviaram produções e 17 crianças vencedoras”, concluiu.

Foto: Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed
Foto: Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

Débora é aluna da Escola Municipal Pedro Suruagy, localizada no bairro do Tabuleiro, e conquistou o primeiro lugar na categoria música. A menina não esconde a felicidade de ter o trabalho selecionado para a próxima etapa. “Eu gostei de cantar, dançar e representar minha escola. A gente construiu a música juntos, com a turma e a professora e é muito importante levar esse assunto para a escola", contou.

A vice-diretora  da escola, Tânia Frazão, enfatiza a necessidade de abordar o assunto visto que a escola é inserida em um local de grande vulnerabilidade. “A proposta do projeto é muito boa, a unidade é localizada na feirinha do Tabuleiro e muitas vezes as crianças acabam indo trabalhar na feira, então nós tratamos a realidade vivenciada por eles na composição", disse.

As escolas participantes foram, Escola Municipal João Feitosa, Escola Municipal, Doutor Baltazar de Mendonça, Escola Municipal Nossa Senhora, Escola Municipal Dom Miguel Fenelon Câmara, Escola Municipal Cecília Pontes Carnaúba, Escola Municipal  Yeda Oliveira dos Santos, Escola Municipal Antônio Semeão Lamenha Lins, Escola Doutor Denisson Luiz Cerqueira Menezes, Escola Municipal Pedro Suruagy, Escola Municipal Deraldo Campos, Escola Municipal Baltazar de Mendonça, Escola Municipal Lenilton Alves, Escola Municipal Santo  Antônio, Escola Municipal Audival Amélia, Escola Municipal Zaneli Caldas.

A etapa estadual da premiação vai acontecer em dezembro.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.