Educação realiza eleição unificada de conselheiros escolares nesta segunda-feira (21)

Pleito ocorre em 135 escolas por meio do voto aberto ou secreto, nos três turnos

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 21/03/2022 às 12:43
Educação realiza eleição unificada de conselheiros escolares nesta segunda-feira (21)
Diversos funcionários foram votar para escolher os conselheiros escolares. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

As escolas municipais de Maceió realizam, nesta segunda-feira (21), a eleição unificada de conselheiros escolares, com a participação de pais, alunos, funcionários e comunidade escolar. O pleito ocorre em 135 escolas por meio do voto aberto ou secreto, nos três turnos, conforme os direcionamentos das unidades de ensino.

Escola Municipal Silvestre Péricles, no Pontal da Barra, recebeu pais e funcionários para a votação secreta. Foto: cortesia
Escola Municipal Silvestre Péricles, no Pontal da Barra, recebeu pais e funcionários para a votação secreta. Foto: cortesia

O conselho é dividido em quatro segmentos: professores, funcionários em efetivo exercício, pais e diretor, que é automaticamente membro. Os conselhos têm como objetivo auxiliar os trabalhos das unidades escolares e colaborar em ações administrativas, pedagógicas e financeiras da escola.

Coordenadora Marta Palmeira, à esquerda. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed
Coordenadora Marta Palmeira, à esquerda. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

A coordenadora de Gerenciamento e Organização Escolar, Marta Palmeira Melo, acredita que unificar a eleição dos conselhos escolares é imprimir um novo momento ao processo democrático e incentiva uma mobilização de todos.

"Nós acreditamos muito no crescimento desse colegiado. Nos dedicamos em fortalecer o controle social por meio desse colegiado, é uma das nossas tarefas. É super necessária essa mobilização, o chamado das escolas à comunidade escolar, motiva a conscientização da importância em ser um conselheiro", disse a coordenadora.

Vice-diretora do CMEI Manoel Coelho, no Farol. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Vice-diretora do CMEI Manoel Coelho, no Farol. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Durante toda a manhã, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Manoel Coelho, no bairro do Farol, que atende 82 crianças, esteve de portas abertas para escolher os conselheiros. Antes, a direção da escola reuniu os pais presentes para explicar o processo eleitoral e como funciona o conselho. Diversos pais de alunos compareceram ao local e foram eleitos três titulares e três suplentes.

Para a vice-diretora do CMEI, Itlassavia Lessa, o processo eleitoral na unidade foi rápida e tranquila, com uma boa participação dos pais dos alunos.

"É de suma importância a formação desse conselho, porque em uma gestão democrática o diretor não é o único e responsável por todas as ações da escola. O conselho é como se fosse o coração da escola, sem o conselho nada funciona. O conselho não tem fins lucrativos, as pessoas que se disponibilizam pra ajudar visando a formação do aluno, sempre no clima de harmonia para se manter um ambiente tranquilo e saudável", disse a vice-diretora.

A Escola Municipal José Carneiro, no bairro do Farol, que tem em média 300 alunos, foi outra unidade que também recebeu pais e funcionários para a eleição. O processo continua nos dois turnos. Segundo a vice-diretora da escola, Carla Vasconcelos, a eleição também foi tranquila.

"A importância dessa eleição é que a comunidade estará dentro da escola, representada pelos quatro segmentos que formam a unidade. Isso faz com que a própria escola aconteça e para que a gente consiga atender às necessidades da comunidade e da escola. A eleição aqui foi tranquila, os pais estão aceitando, vindo, participando. Sem o conselho atuante a escola para, ela funciona com muitas dificuldades", enfatizou Carla.

Profissinonal de serviços gerais José Rêgo da Silva. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Profissinonal de serviços gerais José Rêgo da Silva. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Carlos José Rêgo da Silva, de 51 anos, é profissional de serviços gerais da escola e trabalha na unidade há 18 anos. Ele votou em alguns candidatos e espera que os conselheiros continuem trazendo melhorias. "Espero que o conselho dê continuidade ao que vem fazendo. A escola está evoluindo e está conseguindo melhorias para a unidade. O conselho também ajuda a gente, os profissionais de serviços gerais, está sempre perto nos auxiliando e nos ouvindo".

A cerimônia de posse dos conselheiros será realizada em abril, com datas e locais a serem definidos.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.