Educação realiza avaliação diagnóstica em turmas do Ensino Fundamental

Ação visa detectar o nível de aprendizado dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática para aplicação de estratégias de ensino

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 30/03/2022 às 11:41
Educação realiza avaliação diagnóstica em turmas do Ensino Fundamental
Alunos da Escola Maria de Loures, no Village Campestre, fazendo a avaliação. Foto: Cortesia

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió está realizando uma avaliação diagnóstica inicial nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática em todo o Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A aplicação das provas começou na segunda-feira (23) e segue até sexta-feira (1°).

Na manhã desta quarta-feira (30), foi a vez das escolas Hévia Valéria e Maria de Lourdes Pimentel, ambas no Villa Campestre, e Anne Lyra, no Benedito Bentes, aplicarem a avaliação diagnóstica aos seus alunos do Ensino Fundamental. 

A avaliação vai trazer informações sobre os conhecimentos e habilidades consolidadas na Língua Portuguesa e em Matemática pelos estudantes, assim como, mapear as dificuldades. 

Além do mais, os resultados desse diagnóstico devem guiar o planejamento e a escolha por intervenções pedagógicas que venham a melhorar a aprendizagem, permitindo que os professores dessas escolas possam adequar suas abordagens metodológicas e estratégias de ensino às necessidades dos alunos. 

Na escola Hévia Valéria a avaliação está sendo aplicada nas turmas dos 6º a 9º anos, nesta quarta (30) e na quinta-feira (31), nos dois horários. A diretora da unidade educacional, Cláudia Ivo, destacou a necessidade dessa avaliação para a comunidade escolar como um todo.

“Essa prova é muito importante tanto para os alunos, quanto para os professores, porque será através dela que os educadores irão detectar os níveis de aprendizagem dos alunos e daí trabalhar em cima das dificuldades encontradas”, pontuou Cláudia Ivo.

A aplicação da avaliação diagnóstica ocorre nas 90 escolas da rede municipal de ensino que possuem o Ensino Fundamental. Para os alunos do 1º ano, a prova será apenas de Língua Portuguesa. Quanto aos estudantes do 2° ao 9º anos responderão questões de português e de matemática.  

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.