Educação realiza aula inaugural em mais dois canteiros de obras da construção civil

Programa Escola vai até você já alcançou mais de 100 trabalhadores

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 28/03/2023 às 08:30
Educação realiza aula inaugural em mais dois canteiros de obras da construção civil
Mais de 100 trabalhadores voltam a estudar, desta vez no canteiro de obras. Foto: Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na noite desta quinta-feira (27), a aula inaugural do Programa Escola vai até você, em mais dois canteiros de obras da construção civil, em Maceió.

Os trabalhadores e agora alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, participaram de uma atividade com a psicóloga motivacional Taciana Amorim, quando na ocasião foi apresentada a proposta curricular do curso.

A iniciativa visa promover a alfabetização e o letramento de trabalhadores das obras da construção civil de Maceió, para elevar a escolarização dos profissionais, bem como combater a evasão escolar.

Os novos alunos vão estudar nos canteiros de obras dos residenciais Caravaggio e Da Vinci, da construtora Lares, e do Edifício Versa, da construtora Versa. Todas as obras estão localizadas na Ponta Verde.

As aulas ocorrem todos os dias da semana após o expediente de trabalho com todo o aparato pedagógico da Semed, conforme explica o coordenador da modalidade de ensino, Ricardo Almeida.

“Esse projeto é muito significativo, pois estamos resgatando, in loco, em seu local de trabalho, o estudo desse aluno que há muito tempo foi perdido. Eles terão os mesmos direitos que os estudantes da rede, como jantar, Passe Livre, material didático e livros, bem como fardamento”, informou.

O Escola vai até você possui atualmente nove salas de aulas em canteiros de obras da construção civil das seguintes construtoras: Record, Lares, Moura, Uchôa, RPontes, COLIL, Placic, Engenharq, Contemporânea, V2 Delman.

O programa é uma parceria com Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) e já alcançou 120 trabalhadores da construção civil da capital alagoana.

O Secretário de Educação de Maceió, José Neto, destacou a importância do programa para melhorar os índices de alfabetização da rede pública municipal de ensino.

“Parceria de extrema importância com a Ademi-AL que nos permite levar e proporcionar a esse trabalhador, em seu local de trabalho, o retorno dos seus estudos para que possa traçar novos caminhos e objetivos, através de todo o aparato pedagógico e profissionais qualificados da nossa rede. Além do mais, garantir o direito desse trabalhador à escolarização e alfabetização”, pontuou.

Esta semana a Semed vai iniciar as aulas em mais um canteiro de obras, do Jardim dos Girassóis, que está sendo construído pela Engenhag no bairro Farol.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.