Educação realiza aferição prática de brigadeiro de biomassa para futuras ações de educação alimentar e nutricional

Produto é feito com a polpa da banana verde, rica em fibras, vitaminas e minerais

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 04/10/2022 às 13:59
Educação realiza aferição prática de brigadeiro de biomassa para futuras ações de educação alimentar e nutricional
Alimento foi feito à base da casca de banana verde e vai compor o cardápio da Semana das Crianças. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

A alimentação para a Semana das Crianças vem sendo preparada com muita atenção e cuidado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). São receitas e alimentos que auxiliam na saúde e no aprendizado dos estudantes da rede de ensino municipal. Entre eles está o brigadeiro de biomassa. Feito à base da polpa da banana verde. A receita tem sido testada para ser levada à Escola Luíza Suruagy, no dia 14 de outubro.

Serão realizadas quatro ações de educação alimentar e nutricional durante a semana das crianças. Cada escola receberá uma receita que será realizada junto aos estudantes, entre os dias 10 e 14 deste mês.

O brigadeiro preparado pelo Setor de Alimentação e Nutrição Escolarda Semed segue os critérios da resolução 6 de 2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina que as receitas sejam produzidas, preferencialmente, com produtos da agricultura familiar, sem ultraprocessados, naturais, sem ou com restrição de açúcar.

A receita do brigadeiro de biomassa foi testada nesta terça-feira (4) na cozinha do setor, por Raquel Vieira, que é formada em gastronomia e merendeira formadora da Semed e o técnico de Nutrição da secretaria, Senildo José da Silva. Raquel contou que foram observados a textura, o sabor, a quantidade de cacau e o tamanho do brigadeiro.

Raquel Vieira, merendeira formadora e Senildo da Silva, técnico do setor de nutrição da Semed. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Raquel Vieira, merendeira formadora e Senildo da Silva, técnico do setor de nutrição da Semed. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

Se aprovada, a receita será inserida em uma ação de educação alimentar e  nutricional na unidade escolar, acompanhada pela equipe de Nutrição da Semed, durante a semana das crianças.

Para Raquel, o brigadeiro de biomassa leva saúde para as crianças. "Disponibilizar brigadeiro de biomassa para as crianças é agregar à saúde, ao corpo e à vida da criança. Eles têm contato rotineiro com o brigadeiro à base de leite condensado, então estamos oferecendo algo diferente e saudável. Estamos mostrando que é possível outras estratégias de alimentação", explicou a merendeira.

Rafaela Pessoa, coordenadora do setor de nutrição da Semed. Foto: Ascom Semed
Rafaela Pessoa, coordenadora do setor de nutrição da Semed. Foto: Ascom Semed

A coordenadora de Nutrição da Semed, Rafaela Pessoa, explicou que a receita é nutritiva porque é feita com uma fruta que é rica em fibras e vitaminas.

"A ideia de criar esse brigadeiro foi para atender as crianças com uma receita mais nutritiva  e saudável. A receita poderá fazer parte do cardápio em datas comemorativas, caso seja aprovada", destacou Rafaela.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.