Educação realiza ações de combate ao Aedes aegypti em escolas de Maceió

Estudantes aprenderam como deixar os ambientes seguros, prevenindo a proliferação de doenças causadas pelo mosquito

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 24/05/2023 às 15:07
Educação realiza ações de combate ao Aedes aegypti em escolas de Maceió
Atividade ensina a combater o mosquito Aedes aegypti. Foto: Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) de Maceió promoveu uma série de atividades para crianças da creche Elza Lira, localizada no bairro Benedito Bentes. A ação integra o Programa Saúde nas Escolas e visa orientar sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti, bem como as doenças causadas pelo inseto, a exemplo da Dengue, Chikungunya e Zika.

Na programação dessa terça-feira (23), as crianças assistiram a filmes educativos, aprendendo a como deixar o ambiente livre do Aedes aegypti, impossibilitando que a fêmea coloque seus ovos e se reproduza. Os estudantes também conheceram a anatomia do mosquito e o seu ciclo de vida, a partir de um material feito de biscuit, que foi levado para as crianças visualizarem e ainda participaram de uma oficina de pintura.

Realizar essa ação, como afirma a técnica pedagógica Soraya Moura, é muito importante porque além de conscientizar os alunos, toda a família é envolvida no combate às arboviroses.

“A expectativa é que as crianças levem as informações que são passadas a elas para seus familiares. Esse trabalho de conscientização aos poucos vai despertando o olhar da família para os cuidados que devem ser tomados, integrando eles no processo de prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika”, explicou.

O aluno da creche, José Henrique, 6 anos, conta o que aprendeu com a iniciativa: “O mosquito da dengue faz dodói, deixa a gente doente e com dor de cabeça. Para não ficar doente, a gente não pode deixar a água parada e tem que passar repelente”, contou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.