Educação realiza ações contínuas de manutenção e transforma escolas do Município

Ações incluem capinagem, pintura e manutenção dos telhados das unidades, garantindo conforto e segurança aos estudantes e professores

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed 14/05/2022 às 11:00
Educação realiza ações contínuas de manutenção e transforma escolas do Município
Ações incluem capinagem para evitar a proliferação de insetos. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed

Uma escola, assim como uma casa, é frequentada diariamente pelos estudantes, responsáveis e funcionários e necessita de manutenção frequente para garantir o bom funcionamento de suas estruturas. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) efetua ações contínuas nas unidades de ensino da rede municipal, já tendo contemplado, desde o início da atual gestão da prefeitura, todas as mais de cem unidades.

Como explica Hellyomar Martins, engenheiro do setor de manutenção predial da secretaria, as ações são executadas com zelo pela equipe da Educação. “As nossas unidades escolares são como qualquer prédio, e precisam de capinagem, manutenção, e muitas vezes de adaptações mais extensas, como trocas na rede elétrica e hidráulica”, explica.

Pátio do CMEI Profª Maria de Lourdes Vieira foi totalmente reformado. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed
Pátio do CMEI Profª Maria de Lourdes Vieira foi totalmente reformado. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

Uma das unidades recentemente beneficiadas foi o Centro Municipal de Educação Municipal (CMEI) Professora Maria de Lourdes Vieira, no Farol, onde foi colocado um novo piso no pátio externo para as crianças brincarem e a cobertura da área foi substituída por uma nova. Além disso, o prédio recebeu nova mobília e reparos no teto.

A vice-diretora da escola, Evilnaide de Oliveira, a creche recebe principalmente crianças da parte alta e cujo responsáveis trabalham no Centro da cidade. Por se tratar de uma unidade em tempo integral, ela recebe as crianças antes do expediente do comércio e eles retornam para as famílias no fim.

“Esse local é muito importante para essas famílias, e essa manutenção era aguardada por nós a tempos. Conseguimos retornar presencialmente e os pais finalmente têm um lugar onde podem deixar seus filhos em segurança”, conta. Ela destaca a reforma do banheiro do maternal, que agora conta com uma elevação que facilita o banho dos pequenos e dá um maior conforto aos professores.

Outro CMEI que foi beneficiado recentemente com as atividades de manutenção da Semed foi o Hebert de Souza, que fica na Jacarecica. A unidade recebeu uma capinagem, evitando a proliferação de insetos e animais peçonhentos, e teve goteiras contidas por intervenções no telhado.

A diretora da escola, Giane de Oliveira, diz que já antes os professores já tiveram surpresas desagradáveis com escorpiões, situação que não deve mais ocorrer. “Uma capinagem parece algo muito simples, mas trouxe um grande alívio para nós”, sublinha. “A manutenção é primordial para que a gente funcione, desde a capinagem até as partes elétricas e hidráulicas são nosso dia a dia. É como uma casa: se uma coisa para, passa a não funcionar direito”.

Ações contínuas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem cumprindo uma promessa de maior interlocução com a comunidade escolar, buscando dar atendimento rápido a demandas suprimidas que, muitas vezes, não eram ouvidas. Um grande exemplo é o CMEI Casa da Amizade, no Tabuleiro, que ganhou uma expansão que permitiu a instalação de uma sala de leitura.

Várias outras unidades de ensino já receberam ações similares, como o CMEI Pedro Café, no Rio Novo, que recebeu novas janelas, importantes para garantir a circulação de ar nas salas de aula. Todas as escolas da rede municipal já receberam algum tipo de ação de manutenção desde o início da gestão atual, em 2019. As ações seguem acontecendo, com demandas como capinagem e pintura sendo atendidas diariamente pelas equipes de engenharia.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.