Educação quer levar empreendedorismo às escolas da rede municipal

Uma das propostas discutidas junto ao Sebrae visa inserir o tema na grade curricular

Alícia Flores/Ascom Semed 31/05/2023 às 19:21
Educação quer levar empreendedorismo às escolas da rede municipal
Secretária de Educação, Jó Pereira, se reuniu com representantes do Sebrae para discutirem sobre a inserção de temas de empreendedorismo na grade curricular municipal. Foto: Arthur Vieira/Ascom Semed

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, se reuniu com representantes do Sebrae Alagoas, na tarde dessa quarta-feira (31), para dialogar sobre a instituição do Programa Municipal de Educação Empreendedora (PMEE) na rede de ensino da capital.

No encontro, Vinícius Lages, diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, e Renata Fonseca, gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do órgão, apresentaram as sugestões para a inserção de atividades empreendedoras nas salas de aulas.

Uma das propostas de ensino é a capacitação dos professores para acrescentar, de maneira transversal, temas de empreendedorismo e negócios às aulas que já constam na grade horária dos estudantes. Desta forma, a partir de suas vivências, será possível aprender os fundamentos do empreendedorismo.

Jó destacou que o PMEE é de extrema importância, pois capacita, desde cedo, os alunos para o mercado de trabalho, possibilitando que atendam às expectativas e sejam inseridos com maior facilidade em futuros empregos.

Para estudar a aplicação do programa, um plano de atividades pedagógicas já foi iniciado na Secretaria Municipal de Educação (Semed), buscando analisar a rede municipal e definir, entre as unidades de ensino, as que terão prioridade na adesão ao PMEE.

Sobre o programa

O Programa Municipal de Educação Empreendedora foi criado pela Lei número 7.142 de 2022, de autoria da vereadora Olívia Tenório. O projeto busca inserir e disseminar, nas escolas, ações pedagógicas para o desenvolvimento do comportamento empreendedor e participativo dos estudantes.

Desta forma, serão despertadas nos alunos competências para a construção de uma postura empreendedora, desenvolvimento de projetos, tomada de decisão e educação financeira, além de impulsionar o desenvolvimento sustentável.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.