Educação promove passeio de alunos a mirantes de Maceió para confecção de cartões postais digitais

Alunos da rede e da comunidade do Núcleo de Línguas Estrangeiras tiveram a oportunidade de ter um dia diferente de aula ao realizar a atividade

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 18/04/2022 às 12:53
Educação promove passeio de alunos a mirantes de Maceió para confecção de cartões postais digitais
Alunos conheceram mirantes de Maceió numa aula de campo. Foto: Bábara Wanderley/Secom Maceió

Uma equipe de professores e educadores do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou uma atividade diferente de interação e conhecimento em Maceió. A ação teve o objetivo de levar os alunos a conhecer os mirantes da cidade e depois criar cartões postais digitais com as fotos desses lugares, utilizando as línguas inglês e espanhol.

Cerca de 32 alunos, junto com uma equipe de quatro pessoas da Educação, passearam pelo mirante de São Gonçalo e de Santa Terezinha, no Farol, e o mirante Santa Amélia, com sua imensa paisagem banhada pela Lagoa Mundaú.

Coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras, Jeferson Simons e alunos. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
Coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras, Jeferson Simons e alunos. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

Jeferson Simons é coordenador do núcleo e estava junto com os professores acompanhando a visita. Ele conta que foi um dia diferente de aprendizagem sobre as origens e valorização da cidade.

"A atividade teve o objetivo de valorizar a nossa cidade, já que é considerada um polo turístico. Apesar de morarmos em Maceió muitos dos nossos alunos não conheciam os mirantes. Acredito que essa ação também despertou em cada um a importância da língua estrangeira como ferramenta de comunicação mundial. Os mirantes estão lindos e queremos contribuir para a divulgação deles como pontos turísticos", diz Jeferson.

Exemplo de cartão postal digital produzido pelos alunos
Exemplo de cartão postal digital produzido pelos alunos

O passeio ocorreu na tarde de quarta-feira (13) com o transporte seguro dos alunos aos destinos na capital. Thayse Sielle Barbosa, de 30 anos, é do Jacintinho e há dois meses estuda no núcleo. Ela diz que foi uma oportunidade única para conhecer outros lugares que nunca conseguiu parar para conhecer.

"Nós observamos e analisamos os mirantes para fazer o cartão postal. Foi uma ação muito boa, foi ótima. Foi ótimo sair de sala de aula um pouco, sair do natural da sala, é outra experiência, é bem legal. A questão interdisciplinar também que foi proposta. Às vezes a gente mora há tanto tempo na cidade e não conhece os locais de verdade", conta a aluna.

Alunos posam no totem instalado no mirante. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
Alunos posam no totem instalado no mirante. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

Eduardo da Silva, de 14 anos, também mora no Jacintinho e é estudante da Escola Municipal Arnon Afonso Farias de Melo. Ele estava entre os alunos que foram ao passeio e diz que gostou de saber a história dos mirantes.

"Foi uma oportunidade incrível de conhecer os mirantes, são lugares muito lindos e com paisagens lindas, gostei muito de saber a história deles também. Foi uma oportunidade incrível para ver como é nossa Maceió e também houve muita interação, conversas, fiz novas amizades. E acredito que ainda vou fazer mais coisas daqui para frente

O Núcleo de Línguas Estrangeiras atende um total de 212 alunos, da rede e da comunidade. As turmas são compostas de pessoas com idades entre 12 a 70 anos.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.