Educação promove palestra sobre robótica e pesquisa científica na Escola Municipal Jaime Miranda

Objetivo do projeto é estimular a atenção e a presença dos estudantes em sala de aula e incentivá-los a terem mais autonomia

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 24/10/2022 às 13:48
Educação promove palestra sobre robótica e pesquisa científica na Escola Municipal Jaime Miranda
Escola Jaime Miranda recebe palestra sobre robótica e pesquisa científica. Foto: cortesia

Estudantes da Escola Municipal Jaime Miranda , localizada na Santa Lúcia, participaram nesta segunda-feira (24), de uma palestra sobre robótica e iniciação científica. O objetivo do projeto é integrar os alunos às praticas da pesquisa científica e estimular a atenção e a presença deles em sala de aula.

A palestra foi direcionada inicialmente para os estudantes dos 7º anos, mas a proposta é avançar com as ações e estender para outras séries. Mais de 50 estudantes prestigiaram o evento. O professor de matemática da escola, Fernando Menezes, será o coordenador e apoiador desse projeto na escola, que atende ao todo 749 estudantes, do 6º ao 9º anos. A ideia também é fazer com que mais professores participem.

Ana Júlia Monteiro, de 19 anos, foi a palestrante escolhida para visitar as escolas. Ela foi uma das 10 finalistas do Global Student Prize, considerado o "Nobel dos Estudantes". Ana Júlia também faz parte da assessoria do setor de Programas e Projetos Educacionais, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante a palestra, Ana Júlia falou sobre os projetos de iniciação científica que a Semed vem desenvolvendo, a sua trajetória e suas experiências na área, as oportunidades que os estudantes podem ter ao estarem engajados nos trabalhos.

Segundo a palestrante, os estudantes ficaram muito animados e já fizeram equipes para planejar as atividades. Ela acredita que esses projetos podem fazer com que os estudantes tenham autonomia e entendam que os trabalhos não ficam apenas na sala de aula.

"Os alunos podem entender que o que eles aprendem em sala de aula não precisa ficar apenas na sala, eles podem crescer e desenvolver, construir uma carreira em cima disso e resolver os problemas e dificuldades. A gente viu que os alunos ficam incomodados e inquietos para realizar projetos. A gente quer mostrar pra eles que eles podem sim resolver esses problemas e terem autonomia", revelou Ana Júlia.

Para Irenalva Lessa, vice-diretora da escola são projetos como esse que dinamizam as aulas e fazem com que os alunos participem ativamente da atividades escolares.

"Para a gente é fundamental ter ações como essas aqui porque deixa a escola viva, estimula a escola. A gente está sempre trabalhando nesses projetos para justamente fazer com que o estudante continue na escola, participe de ações inovadoras, tenha um aprendizado além das aulas regulares. Acredito que quando eles aprendem coisas novas, de forma prática, eles conseguem desenvolver a cognição e mostrar talentos. Estamos dando o total apoio", revelou Irenalva.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.