Educação promove palestra sobre o combate à violência sexual

Capacitação visa orientar profissionais sobre os encaminhamentos necessários dos casos suspeitos

Karine Pedrosa (estagiária)/Ascom Semed 02/09/2022 às 16:02
Educação promove palestra sobre o combate à violência sexual
Palestra aborda combate ao abuso e exploração sexual. Foto: Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), junto ao Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (CAICA), realizou nesta quinta feira (1º), no auditório da Semed, uma formação continuada que abordou a temática: ‘’Problemáticas e Soluções no Combate ao Abuso e Exploração Sexual’’. O momento formativo foi destinado a coordenadores da Educação Infantil das escolas da rede municipal,

O encontro teve como objetivo orientar e informar estes profissionais acerca dos encaminhamentos necessários a serem realizados quando identificados os casos dentro do ambiente escolar ou até mesmo em convívio social, seguindo o fluxograma de atendimento para violência ou exploração sexual de crianças e adolescentes. 

Serão realizados três encontros que irão orientar as escolas quanto ao encaminhamento dos casos suspeitos de violência sexual. Os profissionais ficarão aptos a fazer o direcionamento legal, comunicando de forma assertiva, com o envio de ofício, o Conselho Tutelar e até mesmo o Ministério Público.

Para o palestrante e assistente social, Ewerton Rodrigues, a educação é a chave para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Palestrante e assistente social Ewerton Rodrigues orientou professores na formação. Foto: Ascom Semed
Palestrante e assistente social Ewerton Rodrigues orientou professores na formação. Foto: Ascom Semed

“A educação é a mola propulsora de toda a civilização, tendo um papel fundamental na importância do desenvolvimento humano, que quando atrelada às informações corretas e as orientações necessárias, torna-se a maior arma de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Sendo, portanto, a maior aliada dos órgãos competentes em assegurar os direitos daqueles que se encontram em situação de risco”, afirmou, 

Segundo Ewerton Rodrigues existem estudos que apontam que crianças e adolescentes que recebem orientações sobre o tema estão menos suscetíveis a passar por situações de violação, bem como, aprendem o que fazer e a quem recorrer.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.