Educação promove palestra sobre competência socioemocional durante Bienal
Proposta visa ampliar as perspectivas socioemocionais de alunos e professores da rede pública municipal de ensino
Sabendo da importância de nutrir um relacionamento saudável entre escola, família e comunidade, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) trouxe, para a 10ª Bienal Internacional do Livro, a palestra “Competências Socioemocionais: aprender para ensinar”, conduzida pela professora e psicóloga da rede pública municipal de ensino, Cristiane Rocha, com o objetivo de fortalecer esse vínculo. A atividade ocorreu na última quinta-feira (17), no Centro de Convenções, em Jaraguá.
De forma abrangente, a psicóloga pontuou temas importantes para serem trabalhados dentro e fora da sala de aula, trazendo uma visão ampla sobre os saberes pessoais aplicados na vida de cada profissional.
Cristiane ressaltou que a ação faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para que todos os alunos possam desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
“A temática Competências Socioemocionais: aprender para ensinar é muito importante e a BNCC chegou como um documento normativo que coloca as competências socioemocionais como um foco importante nas escolas. Durante a palestra, nós trouxemos esse propósito de ampliar as informações e explicar o que seriam essas competências. Fico feliz em poder alcançar mais pessoas com essa temática, poder contribuir não apenas com esse fazer pedagógico, mas também para o crescimento pessoal das pessoas, ajudando-as a aprenderem, desenvolverem em suas próprias vidas as competências socioemocionais”, explicou a psicóloga.
Ainda durante a palestra, Cristiane Rocha comentou sobre o Projeto “Gênios Socioemocionais”, desenvolvido pela Coordenação Técnica de Educação Socioemocional da Semed e que leva para dentro das escolas a possibilidade de conhecer e entender as perspectivas socioemocionais de cada estudante.
“Nesse projeto, os alunos do 2° ao 9° ano receberão um livro específico para cada ano e faixa etária. O professor também recebe esse livro e eles terão uma hora semanal para trabalhar o conteúdo desse livro, que é bem interativo e trabalhando justamente as temáticas socioemocionais. É um projeto muito interessante que visa alcançar não somente os estudantes, mas também os professores e os responsáveis.”, concluiu Cristiane.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.