Educação promove oficina online para secretários dos conselhos escolares

Redação 05/08/2021 às 15:37
Educação promove oficina online para secretários dos conselhos escolares

Encontro mostrou como elaborar documentos oficiais importantes para a rede municipal de ensino

Os secretários dos conselhos escolares de Maceió passaram por uma capacitação para aprimorar a produção de documentos oficiais para as escolas municipais. A oficina, intitulada “Elaboração de documentos oficiais – redação oficial” faz parte da formação continuada e ocorreu nos dias 3, 4 e 5 de agosto de forma online, através da plataforma Google Meet.

Essa formação visa dialogar, ensinar e tirar as dúvidas mais frequentes dos secretários dos conselhos. Ela ocorre anualmente e, devido à pandemia da Covid-19, teve o formato adaptado para a modalidade virtual. Em cada dia, foram 2h de conversa.

A técnica de departamento, Ana Deise, comenta que a oficina foi ajustada para gerar interação e mais proximidade com o público, de modo que todos se sentissem contemplados, mesmo à distância.

A oficina contou com a participação de secretários dos conselhos escolares.

Nos encontros foram abordadas pautas importantes sobre a elaboração de documentos como registros de atas, que são demandas produzidas com frequência pelos secretários dos conselhos. A oficina foi ministrada pela diretora adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Luciana Leão Ciriaco, e teve como mediadora a coordenadora geral de gerenciamento e organização escolar, Marta Palmeira.

O conselho escolar é um órgão colegiado dentro da direção responsável por assegurar a qualidade de ensino e a gestão democrática da escola, por isso o secretário do conselho pode ser um representante que faz parte dos segmentos que compõem a comunidade escolar.

“O secretário pode ser um professor, funcionário, aluno ou pai e mãe. São pessoas que foram eleitas e não tiveram uma formação prévia de como fazer uma ata ou um ofício. Esses documentos oficializam encontros e sua correta elaboração é fundamental para o desenrolar das demandas de cada instituição de ensino”, explica Ana Deise.

Ainda de acordo com a técnica, esse evento é de muita relevância para o avanço dessas pessoas que atuam com compromisso de registrar e acompanhar os acontecimentos importantes para as escolas. Por causa disso, existiu todo um cuidado em preparar a formação, de forma que o público-alvo entendesse a teoria e colocasse em prática o que foi ensinado.

“A oficina é importante, pois é função dos secretários dos conselhos escolares registrar tudo que acontece através dos documentos oficiais. Por isso, é necessário formar essa pessoa, de modo que ela saiba o que são esses documentos, como devem ser elaborados e o que colocar como prioridade”, conclui Ana Deise.

Laura Barbosa (estagiária)/Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.