Educação promove I Mostra das Culturas Infantis nos dias 5 e 6 de outubro

Redação 01/10/2021 às 12:20
Educação promove I Mostra das Culturas Infantis nos dias 5 e 6 de outubro

Evento, que é inédito, ocorrerá nos dias 5 e 6 de outubro no hotel Ritz Lagoa da Anta e contará com palestrantes de fora

Nos dias 5 e 6 de outubro deste ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza a I Mostra das Culturas Infantis. O evento ocorrerá no hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas. O objetivo da mostra é evidenciar os saberes, as linguagens, e o fazer da infância vivenciada nos espaços de educação infantil da Rede Municipal de ensino e mediada por seus docentes.

Tendo como público-alvo os profissionais da educação de Maceió e a comunidade escolar, a mostra é fruto de uma ação da Coordenadoria Geral de Educação Infantil (CGEI) e produto do Laboratório de Culturas Infantis de Maceió (LABCIM). O evento será presencial, respeitando as medidas sanitárias de prevenção contra Covid-19, e virtual sendo transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Semed.

A coordenadora de Ensino Infantil da Semed, Patrícia Siqueira, destaca a importância de um evento inédito como este. “A Mostra vem dar visibilidade, comunicar a comunidade escolar e a todo o município de Maceió, o trabalho específico que é feito com a educação infantil, e como o professor realiza as atividades com as crianças da Rede, a partir de um currículo organizado por campos de experiências”, pontuou.

Ao longo de dois dias serão apresentados trabalhos científicos, realização de exposições e oficinas simultâneas, além de discussões e reflexões acerca das experiências vivenciadas pelas crianças e relatadas pelos professores.

Serão duas oficinas pedagógicas, com turmas de no máximo 25 participantes, cujo objetivo é proporcionar aos professores de educação infantil um momento formativo com profissionais externos. Já as exposições serão compostas por produções, como desenhos, fotos e objetos, feitas pelas crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).

Ao todo foram inscritos 18 artigos científicos, que serão apresentados de forma oral, e exposições de 20 CMEI’s. Esses artigos também serão publicados no LABCIM, site voltado para a divulgação de todas ações e realizações na Educação Infantil da rede de ensino municipal de Maceió, além de servir como fonte de pesquisa e de referência para a Rede. Os melhores trabalhos serão premiados em 1°e 2° lugar.

De acordo com Patrícia Siqueira, a Mostra vai contar com duas palestrantes de fora do estado. “A professora Beatriz Ferraz, da Escola de Educadores de São Paulo, vem discutir a temática da documentação pedagógica, que é um dos viés do evento. E no encerramento, a professora Regina Shudo, do Paraná, vai discutir a proposta de desemparedamento na educação infantil. Defender a importância dos espaços externos para as crianças viverem experiências em ambientes, que não seja no âmbito escolar”, destacou.

Julita Bittencourt (estagiária) /Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.