Educação promove formação de técnicos e docentes com apresentação de indicadores a partir de segunda (23)

Redação 20/08/2021 às 10:45
Educação promove formação de técnicos e docentes com apresentação de indicadores a partir de segunda (23)

Objetivo é apresentar à comunidade escolar esses indicadores coletados pelo OBEM, com foco nos principais aspectos

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Diretoria de Gestão Educacional (DGE) Coordenadoria Geral de Centros e Núcleos (CGCN), promove nos meses de agosto e setembro, uma ação formativa de gestores, docentes, coordenadores pedagógicos e técnicos da educação municipal, através da apresentação dos Indicadores Educacionais do Município de Maceió coletados pelo Observatório Educacional do Município de Maceió (OBEM).

Formação com apresentação de indicadores acontece a partir desta segunda-feira (23). Foto: Luan Oliveira

Conforme definido no projeto de educação formativa elaborado pelo Centro Municipal de Formação Paulo Freire (CMF), a formação dos profissionais da educação surgiu a partir de uma necessidade de divulgar, identificar e tratar os dados e índices educacionais da rede municipal de ensino e tem início nesta segunda-feira (23).

O objetivo é apresentar à comunidade escolar esses indicadores coletados pelo OBEM, com foco nos principais aspectos que compõem a tríade da qualidade da educação pública, que são o acesso, a permanência e a aprendizagem e a partir disso analisar, explorar e aprofundar esses dados para que se realize uma imersão na realidade escolar.

Para Regina Buarque, coordenadora do Núcleo de Formação Continuada, promover a reflexão acerca dos indicadores educacionais da rede municipal de ensino entre técnicos e docentes pode resultar em futuras ações que direcionem, de forma positiva, os caminhos da educação municipal.

“Queremos levar aos profissionais das unidades de ensino e daqueles lotados na sede da Secretaria Municipal de Educação, a conhecer os indicadores da nossa rede e refletir sobre os impactos positivos e negativos desses indicadores e a partir disso se tomar decisões na perspectiva de se definir ou redefinir as metas”, disse.

Coordenadora do CMF Paulo Freire, Vera Pontes fala de importância da formação entre técnicos e docentes. Foto: Leonardo André Correia

Vera Pontes, coordenadora do Centro Municipal de Formação Paulo Freire, concorda e ressalta a necessidade de se colocar em prática as considerações obtidas através da interpretação dos dados apresentados pelos indicadores.

“A disponibilização dos Indicadores Educacionais do Município de Maceió traz subjacente a necessidade de se promover formações que possibilitem a compreensão e aplicabilidade desses dados, com vistas à melhoria do acesso, da permanência e da aprendizagem no que concerne às políticas educacionais. Por meio da interface com os planos de ação e do engajamento coletivo, é possível reavaliar as metas em função dos objetivos institucionais, requalificando o planejamento estratégico da Semed”, concluiu.

Pâmela de Oliveira (Estagiária) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.